Bolsa 12/24118-8 - Restauração ecológica, Diversidade funcional (ecologia) - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da restauração ecológica no resgate da diversidade florística e funcional e na melhoria da estrutura da paisagem regional da Mata Atlântica

Processo: 12/24118-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Debora Cristina Rother
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Restauração ecológica   Diversidade funcional (ecologia)   Mata Atlântica   Ecologia da paisagem   Biodiversidade   Conectividade funcional   Degradação ambiental   Cana-de-açúcar   Morro Agudo (SP)   Araras (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | conectividade funcional | Estrutura da paisagem | Grupos Funcionais | perda de habitat | Processos Ecológicos | Restauração ecológica

Resumo

As interações entre espécies, a diversidade de características funcionais e a estrutura da paisagem são atributos importantes para a funcionalidade da vegetação. No entanto, o histórico de degradação das áreas naturais da Mata Atlântica tem seriamente ameaçado a conservação da biodiversidade e o funcionamento de seus ecossistemas. Como forma de mitigar os impactos negativos da degradação ambiental, as ações de restauração ecológica têm sido cada vez mais aplicadas nas paisagens fragmentadas. Ações de restauração são, no entanto, altamente custosas economicamente conferindo a essa prática uma necessidade de sucesso. Apesar da importância desse tema, existe uma carência de conhecimento sobre a visão ecossistêmica das ações de restauração ecológica. Inexistem trabalhos que abordem os fluxos biológicos entre as áreas remanescentes e as áreas em restauração. Com base nisso, o objetivo da proposta é avaliar a efetividade das áreas em restauração da Mata Atlântica no resgate da diversidade florística e funcional, bem como na melhoria da estrutura da paisagem regional. Para contribuir de forma substancial para o avanço da ecologia da restauração será aplicada uma abordagem de estudo que combina dados biológicos dos remanescentes e das áreas em restauração com métricas da paisagem. Considerando-se a paisagem fragmentada do interior de São Paulo inserida em matriz de cana-de-açúcar, essa nova abordagem será testada em duas regiões: Morro Agudo e Araras, SP. Para cada uma dessas regiões serão sorteadas três unidades amostrais. Cada unidade sorteada deverá conter uma área em restauração e pelo menos um remanescente. A diversidade de espécies arbustivo-arbóreas e de grupos funcionais (regeneração, polinização, dispersão e dependência de fauna dispersora) será avaliada em parcelas de 25 x 4 m instaladas em cada remanescente e área em restauração. Nas áreas em restauração, além desses parâmetros, será também avaliada a diversidade de regenerantes que será comparada à diversidade taxonômica e funcional dos remanescentes para a análise do fluxo de espécies entre remanescentes e áreas restauradas. Para a paisagem serão analisadas a estrutura e a configuração pelo uso de métricas. Por essa abordagem serão identificadas as falhas e acertos das ações de restauração, assim como serão propostas estratégias efetivas de conservação das paisagens altamente fragmentadas pelo uso agrícola na Mata Atlântica. Adicionalmente, esse projeto propõe a consolidação da ecologia funcional em paisagens fragmentadas como uma linha de pesquisa dentro da ecologia da restauração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROTHER, DEBORA C.; SOUSA, IGOR L. F.; GRESSLER, ELIANA; LIBONI, ANA P.; SOUZA, VINICIUS C.; RODRIGUES, RICARDO R.; MORELLATO, L. PATRICIA. Comparing the potential reproductive phenology between restored areas and native tropical forest fragments in Southeastern Brazil. RESTORATION ECOLOGY, . (13/50718-5, 12/24118-8, 09/54208-6, 13/50155-0)
DÉBORA CRISTINA ROTHER; PAULA PONTELI COSTA; THAÍS DINIZ SILVA; KARINNE SAMPAIO VALDEMARIN; RICARDO RIBEIRO RODRIGUES. How bamboo influences the seed bank and biotic and abiotic factors of a Brazilian tropical forest. Acta Botanica Brasilica, v. 35, n. 2, p. 179-187, . (12/24118-8, 13/50718-5)
ROTHER, DEBORA CRISTINA; LIBONI, ANA PAULA; SILVA MAGNAGO, LUIZ FERNANDO; CHAO, ANNE; CHAZDON, ROBIN L.; RODRIGUES, RICARDO RIBEIRO. Ecological restoration increases conservation of taxonomic and functional beta diversity of woody plants in a tropical fragmented landscape. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 451, . (13/50718-5, 12/24118-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.