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O impacto da simulação de alta fidelidade na avaliação do paciente em retenção urinária

Processo: 13/14044-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 25 de março de 2014
Vigência (Término): 24 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Alessandra Mazzo
Pesquisador Anfitrião: Jose Carlos Amado Martins
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal  
Assunto(s):Educação em enfermagem   Retenção urinária   Simulação de paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em enfermagem | Enfermagem | Ensino Simulado | Laboratório Simulado | Retenção urinária | Simulação | Educação em Enfermagem

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral avaliar o impacto da simulação de alta fidelidade na autoconfiança do aluno de graduação em enfermagem na assistência ao paciente em retenção urinária e como objetivos específicos: validar a "Escala de Autoconfiança na Assistência de Enfermagem à Retenção Urinária"; propor e validar em aparência e conteúdo roteiro de construção e validação de cenário simulado; propor e validar cenário de alta fidelidade relacionado a assistência de enfermagem na retenção urinária; identificar os ganhos no aprendizado teórico-prático e na autoconfiança dos estudantes de graduação em enfermagem após serem submetidos a simulação alta fidelidade no tema proposto e verificar a eficácia do uso da simulação de alta fidelidade. Projeto multicêntrico a ser desenvolvido em etapas junto a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC) e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (EERP-USP), mediante autorização ética. Na etapa 1 a "Escala de Autoconfiança na Assistência de Enfermagem à Retenção Urinária" elaborada com base na literatura que tem como intuito avaliar a autoconfiança do enfermeiro na avaliação, tomada de decisão, intervenção, reavaliação e condutas relacionadas a situações iatrogênicas da assistência de enfermagem ao paciente em retenção urinária será validada junto aos alunos ingressantes de pós graduação da EERP-USP. Durante a etapa 2 será elaborado e validado roteiro para construção e validação de cenário de alta fidelidade, na etapa 3 mediante revisão da literatura e roteiro elaborado, será proposto e validado cenário de alta fidelidade relacionado a assistência de enfermagem na retenção urinária As etapas 3, 4 serão realizadas com estudantes do curso de bacharelado e bacharelado e licenciatura em Enfermagem brasileiros e com estudantes de licenciatura portugueses, regularmente matriculados, que tiveram oportunidade de assistir ao paciente hospitalizado. Após aula teórica ministrada em conjunto por especialistas brasileiros e portugueses, os estudantes participarão de videoconferência Brasil/Portugal sobre o tema com profissional de serviço, em seguida, farão treino simulado de alta fidelidade em cenário proposto e responderão a Escala de Autoconfiança na Assistência de Enfermagem à Retenção Urinária, a um questionário de perguntas abertas e fechadas, a Escala Simulation Effectivness Scale Metti ®.. Posteriormente participarão de avaliação teórico-prática em laboratório. Os dados serão analisados através de estatística descritiva e correlacionados segundo os objetivos propostos no estudo. A análise estatística da fase quase-experimental será realizada através de testes paramétricos. A discussão dos resultados da pesquisa será realizada com fundamentação na revisão da literatura e apresentada em relatório discursivo (AU)

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