Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular, localização celular e estudos de expressão gênica dos mRNAs codificantes de gonadotropinas e seus receptores, e perfil plasmático de três esteróides sexuais em Astyanax altiparanae (Teleostei, Characiformes)

Processo: 13/18297-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Maria Ines Borella
Beneficiário:Lázaro Wender Oliveira de Jesus
Supervisor no Exterior: Jan Bogerd
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Utrecht University (UU), Holanda  
Vinculado à bolsa:11/19268-8 - Clonagem molecular e expressão dos hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH) e perfil dos esteróides sexuais durante a diferenciação gonadal e ciclo reprodutivo do Characiforme Astyanax altiparanae, BP.DR
Assunto(s):Clonagem   Expressão gênica   Hormônios esteroides gonadais   Gonadotrofinas

Resumo

As gonadotropinas (FSH e LH) e seus recpetores (FSHR e LHR) exercem um papel crucial na regulação do eixo hipotálamo-hipófise gônadas (HPG) dos teleósteos. As gonadotropinas são secretadas pelas células gonadotrópicas da hipófise, são transportados pela corrente sanguínea e, ao atingirem as gônadas, promove a ativação de seus receptores cognatos desencadeando eventos que resultará no controle da gametogênese e esteroidogênese gonadal. O conhecimento sobre o controle hormonal da reprodução em teleósteos sul-americanos ainda é escasso, principalmente em relação à estrutura, padrões de expressão e funções dos hormônios, seus receptores e atividade dos tipos celulares envolvidos. Nesse sentido, esta proposta visa complementar um projeto de doutorado em andamento que objetiva contribuir para a caracterização do eixo HPG de Astyanax altiparanae, um Characiforme de pequeno porte que apresenta importância econômica, ecológica e que cada vez mais tem sido utilizado como modelo biológico. Nos propomos a (1) analisar a possível dualidade das células gonadotrópicas, (2) a expressão celular de fshb e lhb durante a diferenciação gonadal e ciclo reprodutivo, (3) clonar, caracterizar e avaliar os níveis de expressão de fshr e lhr nos testículos e ovários, bem como (4) quantificar os níveis plasmáticos de esteroides sexuais de machos e fêmeas durante o ciclo reprodutivo anual em cativeiro. Buscamos assim ampliar a compressão da organização e da atividade do eixo HPG em teleósteos sul-americanos, utilizando como modelo uma espécie de Characiforme e diferentes abordagens metodológicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE JESUS, LAZARO WENDER O.; BOGERD, JAN; VIECELI, FELIPE M.; BRANCO, GIOVANA S.; CAMARGO, MARILIA P.; CASSEL, MONICA; MOREIRA, RENATA G.; YAN, CHAO Y. I.; BORELLA, MARIA I. Gonadotropin subunits of the characiform Astyanax altiparanae: Molecular characterization, spatiotemporal expression and their possible role on female reproductive dysfunction in captivity. General and Comparative Endocrinology, v. 246, p. 150-163, MAY 15 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.