Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da NADPH oxidase na função e sobrevivência das células beta após o cultivo prolongado com diferentes concentrações de glicose

Processo: 13/18232-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 01 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Angelo Rafael Carpinelli
Beneficiário:Arnaldo Henrique de Souza
Supervisor no Exterior: Jean-Christophe Jonas
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitè Catolique de Louvain (UCL), Bélgica  
Vinculado à bolsa:11/21299-9 - Efeitos da hiperglicemia e hiperlipidemia sobre a secreção de insulina e atividade da NAD(P)H oxidase em ilhotas pancreáticas, BP.DR
Assunto(s):Estresse oxidativo   Ilhotas pancreáticas   NADPH oxidase   Diabetes mellitus

Resumo

O estresse oxidativo tem sido implicado como um contribuidor tanto para o aparecimento como a progressão do diabetes e suas complicações. Algumas das consequências do aumento na produção de espécies de oxigênio reativas (ROS) são o desenvolvimento de resistência à insulina, disfunção das células beta, redução da tolerância à glicose, e disfunção mitocondrial, o que em última instância pode conduzir à doença diabética. Por outro lado, as ROS são descritas como moléculas importantes para a sinalização celular e outros eventos, tais como: a proliferação celular, apoptose e secreção de insulina. Recentemente, o nosso grupo (Dr. Jonas) caracterizou a utilização de sondas codificadas geneticamente para medir, em tempo real e de forma dinâmica, a produção de ROS nas mitocôndrias das células beta pancreáticas. A enzima NADPH oxidase tem sido amplamente reconhecida como uma importante fonte de superóxido em neutrófilos e fagócitos (monócitos). No entanto, estudos recentes sugeriram que outros tecidos e células, tais como as células beta pancreáticas, também expressam atividade da NADPH oxidase. O papel da NADPH oxidase nas células beta ainda não é claro, mas tem sido mostrado que está envolvido na modulação do estado de redox e na secreção de insulina estimulada por glicose. Assim, o objetivo deste estudo é investigar o papel das ROS e da NADPH oxidase sobre a função e sobrevivência das células beta após a exposição à nutrientes. Vamos analisar a produção local de ROS estimulando as células em diferentes concentrações de glicose e tempo (agudo e prolongado) e o papel da NADPH oxidase será elucidado utilizando ilhotas knockout para a subunidade NOX2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, LAILA R. B.; MULLER, CAROLE; DE SOUZA, ARNALDO H.; TAKAHASHI, HILTON K.; SPEGEL, PETER; SWEET, IAN R.; CHAE, HEEYOUNG; MULDER, HINDRIK; JONAS, JEAN-CHRISTOPHE. NNT reverse mode of operation mediates glucose control of mitochondrial NADPH and glutathione redox state in mouse pancreatic beta-cells. MOLECULAR METABOLISM, v. 6, n. 6, p. 535-547, JUN 2017. Citações Web of Science: 9.
DE SOUZA, ARNALDO H.; SANTOS, LAILA R. B.; ROMA, LETICIA P.; BENSELLAM, MOHAMMED; CARPINELLI, ANGELO R.; JONAS, JEAN-CHRISTOPHE. NADPH oxidase-2 does not contribute to beta-cell glucotoxicity in cultured pancreatic islets from C57BL/6J mice. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 439, n. C, p. 354-362, JAN 5 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.