Bolsa 13/15722-1 - Música popular, Música caipira - BV FAPESP
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Música Sertaneja, trabalho e política (Piracicaba, 1940-1950)

Processo: 13/15722-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:José Roberto Zan
Beneficiário:Uassyr de Siqueira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música popular   Música caipira   Cultura popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Caipira | cultura popular | música caipira | Música Setaneja | Música Popular

Resumo

O objetivo do presente projeto é analisar as relações entre a música sertaneja, o trabalho e a política na cidade de Piracicaba durante as décadas de 1940 e 1950. O recorte cronológico se justifica, principalmente, devido à documentação de uma importante associação cultural, fundada na cidade em 1945: o Centro de Folclore de Piracicaba. A referida organização, seguindo de perto as preocupações dos folcloristas no Brasil, agiu de modo a incentivar e a preservar as tradições populares da cidade - com especial atenção para o cururu e a moda de viola. Trata-se de uma documentação ainda inexplorada, contendo atas das reuniões do Centro de Folclore de Piracicaba, letras de músicas e outros registros.Notamos que em trabalhos pioneiros havia uma preocupação em ressaltar as radicais diferenças entre a música caipira e a música sertaneja: a primeira é tratada como a "autentica" cultura do homem rural, ao passo que a segunda é vista como uma mercadoria que passaria a ser explorada pela indústria cultural, dirigida para o consumo da grande massa. No ambiente urbano, o compositor teria perdido sua autonomia criativa, se submetendo de maneira passiva aos ditames do mercado. A música sertaneja teria se transformado em veículo divulgador da ideologia burguesa, um instrumento de alienação do trabalhador. No entanto, as abordagens mais recentes sobre a temática tem se preocupado cada vez mais em atentar para os cenários complexos do meio artístico sertanejo, enfatizando a movimentação dos músicos no espaço urbano e ressaltado que, apesar das pressões da indústria fonográfica, os músicos possuíam uma relativa autonomia no processo de elaboração de suas composições. Sem negar a dimensão da música sertaneja enquanto mercadoria, e reconhecendo a importância da indústria fonográfica sobre a dinâmica da produção do gênero, pretendemos, à luz da produção mais recente sobre a temática, abordar outra dimensão: buscaremos ressaltar que a produção da música sertaneja está intimamente relacionada à experiência dos trabalhadores urbanos na cidade de Piracicaba. Diversas composições, que muito provavelmente não foram gravadas, expressavam as impressões dos trabalhadores sobre a política e sobre o mundo do trabalho.

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