Bolsa 13/12904-1 - Jornalismo, Mediações - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Jornalismo e Identidade Cultural: um estudo sobre os especiais de cultura veiculados pelo Globo Rural.

Processo: 13/12904-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Cremilda Celeste de Araújo Medina
Beneficiário:Maria Isabel Amphilo
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo   Mediações   Identidade cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Globo Rural | identidade cultural | Jornalismo | Mediações | Jornalismo e Identidade Cultural

Resumo

Trata-se de pesquisa sobre as mediações jornalísticas e as identidades culturais na contemporaneidade, buscando identificar nas narrativas a dialogicidade construída, apontando o jornalista como um mediador de identidades, considerando a diversidade cultural característica do Brasil. O estudo parte do conceito de identidade cultural dos estudos culturais ingleses, especialmente, de Stuart Hall, passando pelas ideias de Gilberto Gimenez e buscaremos mostrar a importância desses estudos para a práxis jornalística. Nessa perspectiva, lançaremos mão das pesquisas de Cremilda Medina abordando o "diálogo dos afetos" no contexto identitário, como um diferencial no fazer jornalístico, além da importante sintonia entre o jornalista e a fonte de informação, ou protagonista da ação social captada pelo jornalismo. O marco epistêmico da investigação será: por que é importante o estudo das identidades culturais para o jornalismo? Como se dá a mediação entre as identidades locais e externas? Como metodologia, utilizaremos o estudo de caso, que nos permitirá investigar profundamente as narrativas especiais selecionadas e averiguar como são tecidas as relações e como se dá o diálogo dos afetos. Trata-se de pesquisa empírica, coleta de dados e entrevistas com os jornalistas, autores mediadores desses programas. Como corpus a ser investigado, selecionaremos os especiais sobre os comportamentos culturais, veiculados no Globo Rural, da Rede Globo de Televisão, no período de 2011 a 2013.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)