Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e estrutura genética espacial em pequena escala de Trichocentrum pumilum (Lindl.) M. W. Chase & N. H. Williams estimada por marcadores microssatélites

Processo: 13/13918-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Elizabeth Ann Veasey
Beneficiário:Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação genética   Diversidade genética   Filogenia   Orchidaceae

Resumo

O estudo da estrutura e diversidade genética em populações naturais compreende a descrição dos níveis de variação genética, mantidos dentro das mesmas, bem como a forma em que a variação genética é dividida entre elas, identificando assim barreiras antropogênicas específicas que reduzem o fluxo gênico e a diversidade genética. Desta forma, pode-se fornecer subsídios para ajudar na criação de unidades significativas para a conservação. Análises desse âmbito podem ser realizadas com o uso de marcadores moleculares do tipo microssatélites, que são informativos e representam atualmente a classe mais polimórfica de marcadores conhecidos e utilizados. Este projeto tem por objetivo desenvolver marcadores moleculares microssatélites para Trichocentrum pumilum (Orchidaceae), de modo a serem utilizados em análises de estrutura genética espacial, de pequena escala e diversidade genética e fluxo gênico em populações naturais desta espécie epífita que é amplamente distribuída no norte, nordeste, sudeste, sul e centro oeste do Brasil. Serão amostradas três populações de T. pumilum na região de Piracicaba, estado de São Paulo, coletando-se no mínimo 15 indivíduos por população e georeferenciando a posição de cada indivíduo amostrado. Para o desenvolvimento dos iniciadores será utilizada a metodologia de biblioteca genômica enriquecida com microssatélites. Com os iniciadores específicos de T. pumilum, será caracterizada a estrutura genética espacial, em pequena escala, e a diversidade genética das populações, e será também avaliado o sistema reprodutivo e a intensidade do fluxo gênico da espécie. Desta maneira, será possível fornecer informações relevantes que possam servir como subsídio para programas de manejo e conservação a curto, médio e longo prazo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORTH RITTER ANTIQUEIRA, LIA MARIS; DEQUIGIOVANNI, GABRIEL; TAMBARUSSI, EVANDRO VAGNER; RODRIGUES, JUCELENE FERNANDES; VEASEY, ELIZABETH ANN. Development and characterization of microsatellite loci for the Neotropical orchid Trichocentrum pumilum. Crop Breeding and Applied Biotechnology, v. 16, n. 4, p. 355-360, OCT-DEC 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.