Bolsa 13/12632-1 - Mapeamento geográfico, Saúde do homem - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A saúde do homem: doenças crônicas não transmissíveis e vulnerabilidade social

Processo: 13/12632-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Silvia Cristina Mangini Bocchi
Beneficiário:Daniele Natália Pacharone Bertolini Bidinotto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento geográfico   Saúde do homem   Atenção primária à saúde   Vulnerabilidade social   Doença crônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção primária de saúde | Mapeamento Geográfico | Saúde do Homem | Saúde do Homem

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, de abordagem mista sequencial, organizado em multimétodos para avaliar e predizer agravo de saúde em homens, relativas a doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), segundo a vulnerabilidade social vivida no espaço onde os mesmos habitam. Para atingir a finalidade foram delineados quatro métodos sequenciais, visando: (1) avaliar a relação entre o absenteísmo em consultas agendadas e o número de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT); (2) estudar as doenças e condições socioeconômicas preditoras em cada caso de Acidente Vascular Encefálico (AVE) encontrado e compará-los aos controles; (3) averiguar a relação entre distribuição espacial de homens com DCNT e vulnerabilidade social; (4) conhecer as propostas implementadas por coordenadores de unidades de Atenção Básica para o atendimento da população masculina e o conhecimento que dispõem sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Será conduzido em município do interior paulista, sendo os métodos um, dois e três de cunho quantitativo, com dados secundários do sistema de informação SIMIS de 15 unidades de saúde do município selecionadas. O quarto objetivo constituir-se-á de delineamento qualitativo, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista com coordenadores dessas unidades e a Análise de Conteúdo será o referencial metodológico. Os cálculos amostrais e os procedimentos de coleta de dados e análises estatísticas dos três primeiros métodos foram previstos com assessoria de estatístico, conforme descritos no corpo deste projeto. Espera-se com os resultados desta pesquisa subsidiar a (re)organização da atenção à saúde do homem no município, bem como políticas públicas direcionadas as verdadeiras necessidades das pessoas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHARONE BERTOLINI BIDINOTTO, DANIELE NATALIA; SIMONETTI, JANETE PESSUTO; MANGINI BOCCHI, SILVIA CRISTINA. A saúde do homem: doenças crônicas não transmissíveis e vulnerabilidade social. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, . (13/12632-1)
PACHARONE BERTOLINI BIDINOTTO, DANIELE NATALIA; SIMONETTI, JANETE PESSUTO; MANGINI BOCCHI, SILVIA CRISTINA. Men's health: non-communicable chronic diseases and social vulnerability. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 24, p. 8-pg., . (13/12632-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTOLINI, Daniele Natália Pacharone. A saúde do homem: doenças crônicas não transmissíveis e vulnerabilidade social. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.