Bolsa 13/12515-5 - Ecologia da paisagem, São Paulo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Como a estrutura da paisagem influência o risco de transmissão da Hantavirose no cerrado e na Mata Atlântica do Estado de São Paulo

Processo: 13/12515-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Paula Ribeiro Prist
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/18878-5 - Como a estrutura da paisagem afeta o risco de transmissão de hantavírus no cerrado e na Mata Atlântica do Estado de São Paulo, Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Ecologia da paisagem   São Paulo   Roedores   Hantavirus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ecologia de paisagem | Hantavirose | modelagem de nicho | Roedores | São Paulo | ecologia de paisagem

Resumo

A hantavirose leva cerca de 50% dos infectados a óbito, e possui como principal reservatório espécies de roedores generalistas, que aumentam em abundância em paisagens fragmentadas e degradadas, elevando o risco de transmissão dessa doença. Nosso objetivo é avaliar quais fatores ecológicos permitem identificar as áreas de maior risco de transmissão para Hantavirose para o Estado de São Paulo. Para isso, nós iremos relacionar a distribuição espacial da hantavirose através do número de casos oficiais da síndrome cardiopulmonar por hantavírus confirmados pelo Ministério da Saúde, com potenciais parâmetros explicativos, como a distribuição potencial das espécies reservatório, obtida por modelagem de nicho ecológico, a quantidade de cobertura nativa (floresta ou cerrado), a quantidade de bordas entre vegetação nativa e áreas antrópicas, e outros potenciais aspectos ambientais relevantes para as espécies reservatório. Para validar os modelos gerados em larga escala, serão feitas coletas da abundância e diversidade de pequenos mamíferos (e de sangue para análise de soro prevalência) em paisagens com diferentes prevalências à hantavirose, segundo resultados do modelo. Através da literatura já existente, espera-se encontrar em ambientes com menor porcentagem de cobertura de vegetação nativa e maior quantidade de bordas uma menor diversidade de pequenos mamíferos e uma maior densidade de roedores reservatórios do hantavírus, bem como uma maior prevalência dessa virose nas populações. Os resultados desse trabalho devem contribuir para uma maior compreensão dos efeitos da perda e fragmentação de habitat nativos e mudanças na composição de pequenos roedores na transmissão de hantavirose, e para um menor custo e maior eficácia dos sistemas de vigilância para espécies reservatório. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRIST, PAULA RIBEIRO; URIARTE, MARIA; FERNANDES, KATIA; METZGER, JEAN PAUL. Climate change and sugarcane expansion increase Hantavirus infection risk. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 11, n. 7, . (13/12515-5, 13/23457-6)
PRIST, PAULA RIBEIRO; PRADO, AMANDA; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI; UMETSU, FABIANA; BUENO, ADRIANA DE ARRUDA; PARDINI, RENATA; METZGER, JEAN PAUL. Moving to healthier landscapes: Forest restoration decreases the abundance of Hantavirus reservoir rodents in tropical forests. Science of The Total Environment, v. 752, . (05/56555-4, 13/23457-6, 18/23364-1, 06/57003-8, 13/12515-5, 17/11666-0)
PRIST, PAULA RIBEIRO; DANDREA, PAULO SERGIO; METZGER, JEAN PAUL. Landscape, Climate and Hantavirus Cardiopulmonary Syndrome Outbreaks. ECOHEALTH, v. 14, n. 3, p. 614-629, . (13/12515-5, 13/23457-6)
PRIST, PAULA RIBEIRO; URIARTE, MARIA; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI; PRADO, AMANDA; PARDINI, RENATA; D'ANDREA, PAULO SERGIO; METZGER, JEAN PAUL. Landscape, Environmental and Social Predictors of Hantavirus Risk in Sao Paulo, Brazil. PLoS One, v. 11, n. 10, . (13/12515-5, 13/23457-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRIST, Paula Ribeiro. O risco de transmissão da Hantavirose em função do clima e da estrutura da paisagem. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.