Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da variação genética natural em tomateiro (solanum lycopersicum) para o processo de absorção de nitrogênio

Processo: 13/09551-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Beneficiário:André Luiz Tagliaferro
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Solanum   Nitratos   Biologia molecular   Expressão gênica

Resumo

O uso excessivo de fertilizantes nitrogenados com o intuito de aumentar a produtividade de culturas de tomateiro (Solanum lycopersicum) é decorrente da expansão da demanda mundial pelo tomate. No entanto, o acúmulo/excesso de formas orgânicas ou inorgânicas de nitrogênio (N) no solo está associado a diversos problemas ambientais. Uma alternativa para contornar esses problemas é a identificação de variabilidade genética para absorção de N, garantindo uma alta produtividade e uma possível melhora na eficiência do uso de N (NUE). Para tanto, os genótipos S. lycopersicum cv 'Santa Clara', S. pimpinellifolium e S. habrochaites, previamente identificadas com maior capacidade de absorção de N, serão utilizados em ensaios de cinética de absorção utilizando traçadores com 15N. Além disso, a quantificação da expressão gênica relativa via amplificação de transcritos reversos (RT-qPCR) de genes relacionados ao transporte de amônio (AMTs) e nitrato (NRTs) irão confirmar se a alta capacidade de absorção de N está relacionada ao transporte de N. A partir da caracterização fisiológica e genética dos genótipos mencionados acima, pretende-se isolar os fatores responsáveis pelas diferenças genéticas, criando linhagens quase-isogênicas (NILs) por introgressão através de cruzamentos sucessivos da maior capacidade de absorção de N na cultivar miniatura de tomateiro 'Micro-Tom'. A disponibilidade de tais NILs, aliada a existência de ampla coleção de mutantes na cv 'Micro-Tom' (www.esalq.usp.br/tomato), contribuirá para futuro estudo funcional da maior capacidade de absorção de N, utilizando-se o mapeamento gênico para busca de gene candidatos no genoma de tomateiro.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAGLIAFERRO, André Luiz. Estudo da variação genética natural em tomateiro (Solanum lycopersicum) para o processo de absorção de nitrogênio. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.