Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da iodotironina desiodase tipo 3 no modelo de epilepsia do lobo temporal induzida por pilocarpina em camundongos

Processo: 13/09133-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Miriam Oliveira Ribeiro
Beneficiário:Bruna Pascarelli Pedrico Do Nascimento
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia   Hormônios tireóideos   Fisiologia endócrina

Resumo

A epilepsia é um distúrbio temporário e reversível da atividade cerebral, caracterizado pela ocorrência recorrente e espontânea de crises epilépticas, sendo uma das principais afecções neurológicas. Os hormônios tireoideanos (HT) apresentam importante papel no desenvolvimento e manutenção do Sistema Nervoso Central. As desiodases D1, D2 e D3 regulam a quantidade de HT segundo as necessidades específicas dos tecidos, sendo a D3 o principal inativador fisiológico do HT, causando hipotireoidismo local. Apesar da expressão da D3 ser menor após o nascimento, estados patológicos podem reativar sua expressão na vida adulta. Diversas anormalidades respiratórias são observadas durante as crises epilépticas, podendo levar ao aumento da expressão e atividade de D3 em determinadas regiões cerebrais. Sendo assim, nossa hipótese de trabalho contempla a possibilidade de que a hipóxia decorrente da epilepsia leve ao aumento na expressão e atividade da D3 e que esse mecanismo represente um elemento protetor para o tecido nervoso. Assim, para comprovar a nossa hipótese iremos estudar camundongos com nocaute para a D3 (HtzKOD3), submetidos ao modelo de epilepsia induzida pela pilocarpina e analisar a expressão da enzima D3 e da Neuroglobina pela técnica de imunohistoquímica (IHC), assim como a expressão de genes regulados pelos HT no cérebro por PCR em tempo real e a expressão das proteínas relacionadas à atividade do HT no cérebro por Western Blotting.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, BRUNA P. P.; BOCCO, BARBARA M. L. C.; FERNANDES, GUSTAVO W.; FONSECA, TATIANA L.; MCANINCH, ELIZABETH A.; CARDOSO, CAROLINA V.; BONDAN, EDUARDO F.; NASSIF, RENATA J.; CYSNEIROS, ROBERTA M.; BIANCO, ANTONIO C.; RIBEIRO, MIRIAM O. Induction of Type 2 Iodothyronine Deiodinase After Status Epilepticus Modifies Hippocampal Gene Expression in Male Mice. Endocrinology, v. 159, n. 8, p. 3090-3104, AUG 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.