Busca avançada
Ano de início
Entree

"equilíbrio líquido-líquido em sistemas envolvidos na produção de 5-hidroximetilfurfural a partir de biomassa, utilizando álcoois e líquidos iônicos como solventes"

Processo: 13/14118-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Martin Aznar
Beneficiário:Irede Angela Lucini Dalmolin
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Líquidos iônicos   Biomassa   Equilíbrio de fases   Álcoois

Resumo

Limitações do bioetanol como substituto direto da gasolina, têm instigado muitos pesquisadores ao desenvolvimento de um processo de transformação química catalítica na produção de novos biocombustíveis provenientes de biomassa. Um desses biocombustíveis é o 2,5-dimetilfurano (DMF), que pode ser produzido a partir de 5-hidroximetilfurfural (HMF). O HMF tem sido identificado como o "composto chave para o biorrefino de produtos químicos e biocombustíveis", devido à ampla gama de produtos químicos intermediários e produtos finais que ele pode produzir. O estudo detalhado do equilíbrio líquido-líquido para a extração do HMF formado em meio aquoso, por contato com solvente, é passo fundamental para otimizar a purificação deste derivado furânico como potencial alternativa às fontes fósseis finitas. Recentemente, Líquidos Iônicos (LIs) têm despertado interesse como solventes, principalmente por apresentarem baixa pressão de vapor. Neste projeto, será estudado o equilíbrio líquido-líquido em sistemas envolvendo o processo de produção de HMF, incluindo álcoois primários e secundários e LIs próticos como solventes. Através de variações de diferentes solventes, em sistemas modelo, será observada a seletividade de cada solvente estudado e a distribuição do HMF entre as fases, aquosa e rica em solvente. O monitoramento da extração de HMF será realizado através da quantificação dos componentes, em ambas as fases, por meio de métodos titulométricos e cromatografia, e por fim, será submetida à análise de balanço de massas para observação da qualidade dos dados. Os resultados obtidos neste trabalho fornecerão suporte para descrição do equilíbrio de fases através de modelagem termodinâmica, para o desenvolvimento de projetos de simulação e aumento de escala dos sistemas estudados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALMOLIN, IREDE; PINTO, RAFAELA R.; DE OLIVEIRA, LEONARDO H.; FOLLEGATTI-ROMERO, LUIS A.; COSTA, ALINE C.; AZNAR, MARTIN. Liquid-liquid equilibrium in systems used for the production of 5-hydroxymethylfurfural from biomass using alcohols as solvents. JOURNAL OF CHEMICAL THERMODYNAMICS, v. 111, p. 80-87, AUG 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.