Busca avançada
Ano de início
Entree

"desenvolvimento de nanopartículas contendo ácido gálico e de metodologia para monitorar a liberação controlada do fármaco"

Processo: 13/05448-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Hideko Yamanaka
Beneficiário:Mariele Mucio Pedroso
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Liberação controlada de fármacos

Resumo

A doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é reconhecida como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A disponibilidade de fármacos para a doença de Chagas é extremamente restrita e por isso estima-se que apenas 1% dos infectados recebem algum tipo de tratamento. Muitos produtos naturais e sintéticos estão sendo avaliados com relação a atividade tripanocida para o tratamento desta patologia, como é o caso do derivado sintético do ácido gálico, galato de tetradecila, que será utilizado neste projeto. Para contornar os problemas de solubilidade em água do composto em questão, e consequentemente melhorar sua biodisponibilidade, serão utilizados carreadores lipídicos em sistemas de liberação controlada, para obter taxas de liberação e duração adequadas do fármaco no organismo. Neste contexto, o presente projeto tem por objetivo a síntese e caracterização de nanocarreadores lipídicos para encapsular o composto galato de tetradecila e realizar monitoramento in vitro de forma direta e contínua da cinética de liberação do fármaco a partir das nanopartículas terapêuticas. Para isto será utilizado um sensor eletroquímico como metodologia analítica para a detecção de baixos níveis de concentração do analito em solução, possibilitando a avaliação do perfil de liberação em tempo real, sendo este um fator essencial na determinação do índice terapêutico do fármaco e de seu potencial uso clínico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDROSO, MARIELE MUCIO; FOGUEL, MARCOS VINICIUS; SIQUEIRA SILVA, DULCE HELENA; TABOADA SOTOMAYOR, MARIA DEL PILAR; YAMANAKA, HIDEKO. Electrochemical sensor for dodecyl gallate determination based on electropolymerized molecularly imprinted polymer. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 253, p. 180-186, DEC 2017. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.