Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da administração da polpa de Euterpe edulis Mart sobre a via da inflamação no tecido adiposo de camundongos tratados com dieta hiperlipídica e hipercalórica.

Processo: 13/12325-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lila Missae Oyama
Beneficiário:Fernanda Pinheiro da Silva
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecido adiposo   Camundongos   Inflamação   Obesidade

Resumo

A ingestão de dieta hiperlipídica e hipercalórica é considerada um dos fatores principais na gênese da obesidade. Uma consequência decorrente da ingestão excessiva de lipídios é o aumento na produção de radicais livres, sendo esta considerada uma das causas de várias das alterações metabólicas associadas à obesidade. Por outro lado, a ingestão de fatores nutricionais com propriedades antioxidantes tem sido utilizada como ferramenta no combate aos efeitos deletérios do acúmulo excessivo de gordura corporal. Alimentos ricos em compostos antioxidantes estão sendo muito estudados, com a finalidade de, através da alimentação e dos compostos bioativos dos alimentos, conseguirmos atenuar os efeitos deletérios da alimentação moderna rica em açúcares e gorduras. Um alimento muito consumido no Brasil e também em diversos lugares do mundo é o açaí (Euterpe oleracea Mart), fruto da palmeira nativa da Floresta Amazônica. As polpas de açaí apresentam elevados valores nos parâmetros de atividade antioxidante. Um fruto muito parecido com o açaí e ainda pouco estudado é a juçara (Euterpe edulis Mart). A palmeira Juçara é nativa da Mata Atlântica, muito importante no ecossistema florestal, porém seu fruto é ainda menos consumido do que o açaí da Amazônia. O objetivo do projeto é avaliar o efeito da administração da polpa de juçara (Euterpe edulis) em camundongos tratados com dieta hiperlipídica e hipercalórica sobre o perfil lipídico e a resposta inflamatória no tecido adiposo. Pretende-se com esse estudo analisar os efeitos fisiológicos e a capacidade antioxidante in vivo da juçara sobre os marcadores relacionados ao processo inflamatório.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OYAMA, L. M.; SILVA, F. P.; CARNIER, J.; DE MIRANDA, D. A.; SANTAMARINA, A. B.; RIBEIRO, E. B.; OLLER DO NASCIMENTO, C. M.; DE ROSSO, V. V. Jucara pulp supplementation improves glucose tolerance in mice. DIABETOLOGY & METABOLIC SYNDROME, v. 8, JAN 22 2016. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.