Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica e proteica de receptores Toll-like-1, -2, -4 e -6 em neutrófilos maternos ao longo da gestação normal

Processo: 13/12624-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Márcia Guimarães da Silva
Beneficiário:Renata Aparecida Camargo Batista
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Expressão gênica   Neutrófilos

Resumo

Introdução: Estudos recentes têm mostrado o papel do sistema imune inato e, em particular, dos receptores Toll-like durante a gestação normal e na presença de complicações gestacionais, como trabalho de parto prematuro e rotura prematura de membranas pré-termo. A expressão desses receptores no contexto gestacional vem sendo investigada principalmente na placenta e nas membranas corioamnióticas, porém há pouca informação em relação à expressão desses receptores em células do sangue materno ao longo da gestação normal. Objetivo: Traçar o perfil de expressão gênica e proteica de TLR-1, -2, -4 e -6 em neutrófilos maternos ao longo da gestação normal. Pacientes e métodos: Será realizado estudo prospectivo e transversal com amostra de conveniência que incluirá 30 gestantes por trimestre gestacional, totalizando 90 gestantes no grupo estudo. Serão coletados 20 mL de sangue periférico e o isolamento de neutrófilos será realizado por gradiente de densidade de Histopaque, seguido de seleção positiva por beads magnéticas. A quantificação relativa de RNA mensageiro de TLR-1,-2,-4 e -6 em neutrófilos maternos será realizada pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real e a detecção proteica desses TLRs será avaliada por citometria de fluxo. A análise estatística será realizada respeitando os pressupostos determinados pelos resultados. O nível de significância adotado será de 5% e o software empregado será o SigmaStat 9.0 (Jandel Corporation).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOCO, NATALIA PREARO; CAMARGO BATISTA, RENATA APARECIDA; MARTIN, LAURA FERNANDES; DE OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO; GARCIA DE LIMA PARADA, CRISTINA MARIA; DIAS-MELICIO, LUCIANE ALARCAO; GOLIM, MARJORIE DE ASSIS; DA SILVA, MARCIA GUIMARAES. Toll-Like Receptor-2 and-4 Expression by Maternal Neutrophils in Preterm Labor. GYNECOLOGIC AND OBSTETRIC INVESTIGATION, v. 83, n. 1, p. 1-8, 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.