Busca avançada
Ano de início
Entree

Delimitação das espécies do complexo Anemopaegma arvense (Vell.) Stellf. ex de Souza (Bignonieae, Bignoniaceae) baseada em elementos de transposição

Processo: 13/10362-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Marie-Anne van Sluys
Beneficiário:Fabiana Firetti-Leggieri
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anemopaegma   Bignoniaceae   Biologia molecular

Resumo

A correta delimitação das espécies é essencial, já que estas representam as unidades fundamentais para estudos taxonômicos e também para os demais estudos biológicos como genética, ecologia, evolução, biogeografia, entre outros. A delimitação de espécies geralmente é feita através de caracteres morfológicos. Entretanto, para alguns grupos com histórico de evolução reticulada, se torna necessário o uso de marcadores moleculares juntamente com dados morfológicos para a correta identificação dos táxons. O complexo Anemopaegma arvense é constituído por três espécies com grande variação morfológica possivelmente gerada por recorrentes processos de hibridação e introgressão. Por outro lado, os mecanismos moleculares efetivos que determinam o processo de especiação são pouco compreendidos e dentre estes temos a participação de um conjunto de sequências repetitivas do genoma denominadas elementos de transposição. De acordo com o exposto, o presente projeto visa determinar os elementos de transposição existentes nas espécies A. arvense, A. glaucum (espécies parentais) e A. acutifolium (espécie considerada híbrida) a partir da produção de informação genômica oriunda de seqüenciamento de nova geração (NGS - Next-generation sequencing) e, posteriormente, usar tais elementos de transposição como marcadores moleculares para a correta delimitação dos táxons que compõem o complexo A. arvense. As coletas dos espécimes serão realizadas em áreas de cerrado dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito. O seqüenciamento do DNA total será realizado com a plataforma 454 no Laboratório CATG (IQ-USP) e as demais etapas serão executadas no Laboratório GaTE do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIRETTI, FABIANA; ZUNTINI, ALEXANDRE RIZZO; GAIARSA, JONAS WEISMANN; OLIVEIRA, RENATA SOUZA; LOHMANN, LUCIA G.; VAN SLUYS, MARIE-ANNE. Complete chloroplast genome sequences contribute to plant species delimitation: A case study of the Anemopaegma species complex. AMERICAN JOURNAL OF BOTANY, v. 104, n. 10, p. 1493-1509, OCT 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.