Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre sintomas depressivos e ansiosos e excesso de peso em adolescentes e sua relação com características socioeconômicas e sociodemográficas

Processo: 13/13217-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Paulo Rossi Menezes
Beneficiário:Natalia Motta Altoé
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Adolescentes   Obesidade   Sobrepeso

Resumo

Introdução: Em meio a inúmeros estudos que dão ênfase principalmente ao desequilíbrio do balanço energético e ao sedentarismo como causas da obesidade, encontra-se ainda limitada disponibilidade de métodos eficazes para prevenção e tratamento da doença. Desta forma, estudos mais recentes vêm tentando associar o ganho de peso com outros fatores como a saúde mental, por exemplo, e alguns têm encontrado resultados positivos.Objetivo: Investigar a associação entre sintomas depressivos e ansiosos e excesso de peso e obesidade em adolescentes de diversos países de diferentes continentes.Método: Serão analisados dados de estudantes entre 13 e 15 anos de idade retirados da Pesquisa Global de Saúde de Estudantes (GSHS) da Organização Mundial de Saúde (OMS) realizada em 55 países de diversos continentes. As variáveis de desfecho e exposição serão consideradas o IMC e a depressão, respectivamente. Será feita análise bivariada, com a finalidade de verificar as associações entre a variável de desfecho, a de exposição e as de confusão, por meio de razões de prevalência simples e ajustadas, com intervalos de 95% de confiança e os respectivos valores de p (obtidos com o teste de Wald). Também será realizada a análise multivariada por meio de regressão de Poisson, para estimar a contribuição independente de cada variável para a chance de apresentar sobrepeso/obesidade, conforme proposto por Coutinho et al.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALTOÉ, Natalia Motta. Associação entre sintomas depressivos e excesso de peso em adolescentes escolares: análise de inquéritos em 18 países. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.