Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da influência do sono na expressão da proteína quinase m zeta e na memória de ratos

Processo: 13/14422-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Monica Levy Andersen
Beneficiário:Luísa Mendes Amando de Barros
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória (psicologia)

Resumo

A memória define-se por um processo de armazenamento, consolidação e evocação de informações disponíveis no sistema nervoso central. Após o período de consolidação, as memórias são mantidas e, posteriormente evocadas e reconsolidadas ou extintas. A manutenção das memórias parece ser realizada por uma isoforma atípica da proteína quinase C, a proteína quinase M zeta (PKM¶). Há ainda uma estrita relação entre memória e sono, sendo que um período de sono após o aprendizado facilita a consolidação da memória e, ainda, a privação de sono leva a um prejuízo em diversos tipos de memória. Considerando tanto o papel da PKM¶ quanto do sono na memória, o objetivo deste trabalho será verificar uma possível relação entre esses fatores e esclarecer se existem mecanismos através dos quais o sono atua na manutenção da memória e na expressão da PKM¶. Para isso, ratos machos wistar serão submetidos a técnicas de privação de sono (total por 6 horas e paradoxal por 96 horas) e passarão por treinos de memória através da tarefa de medo condicionado ao som, com o teste ocorrendo após a privação de sono ou após o período de rebote. Após os experimentos comportamentais, os animais serão eutanasiados para análise da expressão da PKM¶ pela técnica de western blotting. Sendo assim, espera-se com esse projeto avaliar o papel do sono na expressão da PKM¶ e na manutenção da memória. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, L. A.; TUFIK, S.; ANDERSEN, M. L. The role of progesterone in memory: An overview of three decades. NEUROSCIENCE AND BIOBEHAVIORAL REVIEWS, v. 49, p. 193-204, FEB 2015. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.