Busca avançada
Ano de início
Entree

Transporte iônico mitocondrial em tecido adiposo marrom

Processo: 13/14203-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Alicia Juliana Kowaltowski
Beneficiário:Marcel André Vieira Lara
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mitocôndrias   Tecido adiposo marrom   Bioenergética

Resumo

O tecido adiposo marrom (BAT) é conhecido por sua atividade termogênica relacionada à expressão de UCPs, proteínas desacopladoras localizadas na membrana interna mitocondrial capazes de produzir calor. Estudos recentes mostram que o BAT é encontrado em seres humanos e o indicam como um possível alvo no tratamento de problemas metabólicos como a obesidade. O transporte iônico mitocondrial é de grande importância para a manutenção dos processos celulares, sendo o transporte de Ca2+ responsável por manter baixas concentrações citoplasmáticas do íon e regular atividade de diversas enzimas, e o transporte de K+ envolvido na manutenção do volume mitocondrial e no metabolismo energético. Porém, o conhecimento sobre o transporte iônico nas mitocôndrias do tecido ainda é limitado principalmente a estudos do transporte de H+. Sabe-se que as mitocôndrias do BAT são permeáveis a íons K+, porém a natureza dos sistemas responsáveis por esse transporte é desconhecida. Por outro lado, em outros tecidos, canais para K+ sensíveis a ATP (mitoKATP) foram caracterizados como importantes reguladores de volume, acoplamento e estado redox mitocondriais. Desta forma, o objetivo do projeto é verificar se o BAT expressa canais para potássio e entender como a atividade destes é capaz de influenciar a bioenergética deste tecido.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGDALON, JULIANA; CHIMIN, PATRICIA; BELCHIOR, THIAGO; NEVES, RODRIGO X.; VIEIRA-LARA, MARCEL A.; ANDRADE, MAYNARA L.; FARIAS, TALITA S.; BOLSONI-LOPES, ANDRESSA; PASCHOAL, VIVIAN A.; YAMASHITA, ALEX S.; KOWALTOWSKI, ALICIA J.; FESTUCCIA, WILLIAM T. Constitutive adipocyte mTORC1 activation enhances mitochondrial activity and reduces visceral adiposity in mice. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR AND CELL BIOLOGY OF LIPIDS, v. 1861, n. 5, p. 430-438, MAY 2016. Citações Web of Science: 13.
CHAUSSE, BRUNO; VIEIRA-LARA, MARCEL A.; SANCHEZ, ANGELICA B.; MEDEIROS, MARISA H. G.; KOWALTOWSKI, ALICIA J. Intermittent Fasting Results in Tissue-Specific Changes in Bioenergetics and Redox State. PLoS One, v. 10, n. 3 MAR 6 2015. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.