Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de material-tipo e seleção de caracteres informativos para a reconstrução filogenética morfológica das espécies de Crenicichla Heckel e Teleocichla Kullander (Teleostei: Cichlidae)

Processo: 13/17056-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Naercio Aquino Menezes
Beneficiário:Henrique Rosa Varella
Supervisor no Exterior: Sven Oscar Kullander
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Swedish Museum of Natural History, Suécia  
Vinculado à bolsa:11/14630-0 - Relações filogenéticas das espécies de Crenicichla e Teleocichla (Teleostei: Cichlidae), BP.DR
Assunto(s):Biogeografia   Filogenia   Morfologia animal

Resumo

Crenicichla é o maior gênero dentre os ciclídeos sul-americanos, com 86 espécies distribuídas em quase todas as principais bacias hidrográficas na América do Sul cisandina e Teleocichla é composto por oito espécies amazônicas. Um grupo formado pelas espécies de Crenicichla e Teleocichla foi considerado como monofilético por diversas análises filogenéticas utilizando dados morfológicos e moleculares. Entretanto, a posição filogenética desse grupo dentro de Cichlidae é controversa, assim como as relações entre as espécies incluídas. O objetivo do projeto de doutorado, no qual o projeto BEPE está inserido, é fornecer uma análise cladística inclusiva e abrangente das espécies de Crenicichla e Teleocichla utilizando caracteres morfológicos, mapeando grupos de espécies monofiléticos dentro desse clado e incrementando o conhecimento sobre as relações entre as espécies. A partir disso, uma classificação para as espécies baseada em grupos monofiléticos deverá ser proposta e as revisões taxonômicas poderão ser realizadas de uma forma mais apropriada. Em qualquer estudo filogenético, a identificação correta dos táxons terminais incluídos (i.e. espécies de Crenicichla, Teleocichla e do grupo externo) é indispensável para evitar discussões equivocadas bem como para a seleção adequada dos caracteres informativos. Um dos objetivos do projeto de estágio no exterior é analisar espécimes-tipo de ciclídeos, especialmente os tipos de várias espécies de Crenicichla e Teleocichla que estão depositados nos museus europeus. A análise do material tipo permite evitar erros de identificação dos táxons terminais e fornece dados para eventuais decisões taxonômicas e nomenclaturais após a filogenia. Buscarei também alguns exemplares das poucas espécies das quais ainda não há qualquer material disponível para o estudo. O segundo objetivo do projeto de estágio no exterior é revisar e discutir com Dr. Sven Kullander, do Swedish Museum of Natural History (NRM), os caracteres morfológicos levantados a fim de selecionar caracteres informativos para serem utilizados durante a análise filogenética e qualificar a discussão sobre polarização dos caracteres e outros aspectos interessantes. Finalmente, esse estágio irá proporcionar uma ótima oportunidade de aproveitar a enorme experiência dele para obter dados mais robustos e entender melhor a história evolutiva de Crenicichla e Teleocichla e também para desenvolver pessoalmente alguns dos estudos em parceria que começamos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Describen finalmente un pez capturado por Alfred Wallace hace 160 años 
Fish collected by Alfred Russel Wallace 160 years ago is finally described 
Peixe do rio Negro coletado por Alfred Wallace há 160 anos é finalmente descrito 
Peixe do rio Negro coletado por Alfred Wallace há 160 anos é finalmente descrito 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARELLA, HENRIQUE R.; LOEB, MARINA V.; LIMA, FLAVIO C. T.; KULLANDER, SVEN O. Crenicichla ploegi, a new species of pike-cichlid of the C. saxatilis group from the Rio Juruena and upper Rio Paraguai basins in Brazil, with an updated diagnosis and biogeographical comments on the group (Teleostei: Cichlidae). Zootaxa, v. 4377, n. 3, p. 361-386, FEB 2 2018. Citações Web of Science: 0.
VARELLA, H. R.; ZUANON, J.; KULLANDER, S. O.; LOPEZ-FERNANDEZ, H. Teleocichla preta, a new species of cichlid from the Rio Xingu Basin in Brazil (Teleostei: Cichlidae). Journal of Fish Biology, v. 89, n. 3, p. 1551-1569, SEP 2016. Citações Web of Science: 3.
KULLANDER, SVEN O.; VARELLA, HENRIQUE R. Wallace's Pike Cichlid Gets a Name after 160 Years: A New Species of Cichlid Fish (Teleostei: Cichlidae) from the Upper Rio Negro in Brazil. Copeia, v. 103, n. 3, p. 512-519, OCT 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.