Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de material-tipo e seleção de caracteres informativos para a reconstrução filogenética morfológica das espécies de Crenicichla Heckel e Teleocichla Kullander (Teleostei: Cichlidae)

Processo: 13/17056-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Naércio Aquino Menezes
Beneficiário:Henrique Rosa Varella
Supervisor no Exterior: Sven Oscar Kullander
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Swedish Museum of Natural History, Suécia  
Vinculado à bolsa:11/14630-0 - Relações filogenéticas das espécies de Crenicichla e Teleocichla (Teleostei: Cichlidae), BP.DR
Assunto(s):Biogeografia   Filogenia   Morfologia animal

Resumo

Crenicichla é o maior gênero dentre os ciclídeos sul-americanos, com 86 espécies distribuídas em quase todas as principais bacias hidrográficas na América do Sul cisandina e Teleocichla é composto por oito espécies amazônicas. Um grupo formado pelas espécies de Crenicichla e Teleocichla foi considerado como monofilético por diversas análises filogenéticas utilizando dados morfológicos e moleculares. Entretanto, a posição filogenética desse grupo dentro de Cichlidae é controversa, assim como as relações entre as espécies incluídas. O objetivo do projeto de doutorado, no qual o projeto BEPE está inserido, é fornecer uma análise cladística inclusiva e abrangente das espécies de Crenicichla e Teleocichla utilizando caracteres morfológicos, mapeando grupos de espécies monofiléticos dentro desse clado e incrementando o conhecimento sobre as relações entre as espécies. A partir disso, uma classificação para as espécies baseada em grupos monofiléticos deverá ser proposta e as revisões taxonômicas poderão ser realizadas de uma forma mais apropriada. Em qualquer estudo filogenético, a identificação correta dos táxons terminais incluídos (i.e. espécies de Crenicichla, Teleocichla e do grupo externo) é indispensável para evitar discussões equivocadas bem como para a seleção adequada dos caracteres informativos. Um dos objetivos do projeto de estágio no exterior é analisar espécimes-tipo de ciclídeos, especialmente os tipos de várias espécies de Crenicichla e Teleocichla que estão depositados nos museus europeus. A análise do material tipo permite evitar erros de identificação dos táxons terminais e fornece dados para eventuais decisões taxonômicas e nomenclaturais após a filogenia. Buscarei também alguns exemplares das poucas espécies das quais ainda não há qualquer material disponível para o estudo. O segundo objetivo do projeto de estágio no exterior é revisar e discutir com Dr. Sven Kullander, do Swedish Museum of Natural History (NRM), os caracteres morfológicos levantados a fim de selecionar caracteres informativos para serem utilizados durante a análise filogenética e qualificar a discussão sobre polarização dos caracteres e outros aspectos interessantes. Finalmente, esse estágio irá proporcionar uma ótima oportunidade de aproveitar a enorme experiência dele para obter dados mais robustos e entender melhor a história evolutiva de Crenicichla e Teleocichla e também para desenvolver pessoalmente alguns dos estudos em parceria que começamos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Peixe do rio Negro coletado por Alfred Wallace há 160 anos é finalmente descrito 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARELLA, HENRIQUE R.; LOEB, MARINA V.; LIMA, FLAVIO C. T.; KULLANDER, SVEN O. Crenicichla ploegi, a new species of pike-cichlid of the C. saxatilis group from the Rio Juruena and upper Rio Paraguai basins in Brazil, with an updated diagnosis and biogeographical comments on the group (Teleostei: Cichlidae). Zootaxa, v. 4377, n. 3, p. 361-386, FEB 2 2018. Citações Web of Science: 0.
VARELLA, H. R.; ZUANON, J.; KULLANDER, S. O.; LOPEZ-FERNANDEZ, H. Teleocichla preta, a new species of cichlid from the Rio Xingu Basin in Brazil (Teleostei: Cichlidae). Journal of Fish Biology, v. 89, n. 3, p. 1551-1569, SEP 2016. Citações Web of Science: 3.
KULLANDER, SVEN O.; VARELLA, HENRIQUE R. Wallace's Pike Cichlid Gets a Name after 160 Years: A New Species of Cichlid Fish (Teleostei: Cichlidae) from the Upper Rio Negro in Brazil. Copeia, v. 103, n. 3, p. 512-519, OCT 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.