Busca avançada
Ano de início
Entree

Elementos pesados em estrelas do bojo galáctico

Processo: 13/50361-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Beatriz Leonor Silveira Barbuy
Beneficiário:Mathieu van der Swaelmen
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50930-6 - Evolução química e populações estelares galácticas e extragalácticas, por espectroscopia e imageamento, AP.TEM
Assunto(s):Evolução química   Síntese espectral   Nucleossíntese   Espectroscopia

Resumo

O objetivo é obter razões de abundâncias em estrelas individuais de campo e de aglomerados globulares do bojo Galáctico, a fim de caracterizá-las em diferentes populações estelares, e os diferentes processos de formação do bojo. A amostra consiste de 800 estrelas do bojo, com espectros obtidos com o espectrógrafo FLAMES, incluindo 55 estrelas observadas com o espectrógrafo UVES, em uma resolução de 55,000, e 800 estrelas observadas com o espectrógrafo GIRAFFE, em resolução de 22,000. As observações foram feitas em 4 campos: Baade's Window (1=1.14º, b=4.2º), campo em -6º (1=0.2º, b=06º), Campo de Blanco (l=0o, b=-12º), e campo de NGC 6553 (1=5.2º, b=-3º). A determinação das abundâncias será feita utilizando cálculos de espectros sintéticos, usando os programas turbospectrum, e pfant06. Os elementos a serem analisados são elementos formados por captura de nêutrons, tanto no processo s, como r. Isto inclui os elementos Ytrium, Strontium, Zircônio, Lantanum, Bário dominados pelo processo-s, e Európio, dominado pelo processo-r. Principal atenção será dada às estrelas pobres em metais do bojo, com metaliddades [Fe/H]~-1.0, para verificar se mostram excessos de elementos-s, analogamente ao aglomerado NGC 6522, como encontrado por Chiappini et al. (2011). O objetivo final é entender os processos de formação do bojo Galáctico, e saber as características das primeiras supernovas que enriqueceram o bojo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VAN DER SWAELMEN, M.; BARBUY, B.; HILL, V.; ZOCCALI, M.; MINNITI, D.; ORTOLANI, S.; GOMEZ, A. Heavy elements Ba, La, Ce, Nd, and Eu in 56 Galactic bulge red giants. Astronomy & Astrophysics, v. 586, FEB 2016. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.