Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das características de retenção de água e da sucção na resistividade elétrica de solos tropicais

Processo: 13/01215-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Anna Silvia Palcheco Peixoto
Beneficiário:Luciana Garcia Campos
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Resistividade elétrica   Geotecnia ambiental

Resumo

Os estudos de técnicas modernas na investigação geotécnica vêm avançando a cada ano com o objetivo de obter resultados mais rápidos e práticos com maior precisão. A resistividade elétrica vem ganhando atenção devido ao seu apelo ambiental, visto que, a obtenção desta medida se dá por meio da imposição de um fluxo de corrente elétrica em um dado material. Porém a interpretação dos resultados em solo tropical é dificultada pelas variáveis envolvidas, como a não saturação e os argilo-minerais.Através da medida da resistividade é possível detectar a presença ou se a concentração de certas substâncias presentes no lençol freático está acima de um determinado valor de referência. Em áreas onde valores de referência são extrapolados, pode-se então efetuar uma avaliação complementar através da coleta, em profundidades discretas, de amostras da água subterrânea, proporcionando um meio rápido e econômico de realizar caracterizações geo-ambientais de campo.Em pesquisa financiada pela FAPESP, Auxilio Pesquisa 07/06085-7 foram desenvolvidos equipamentos e metodologias de ensaio de laboratório para obtenção da resistividade de forma a controlar fatores intervenientes, como teor de umidade, compactação, porosidade e grau de saturação, fornecendo assim subsídios para uma análise mais adequada aos ensaios de campo. Dando continuidade aos estudos, esse projeto de mestrado tem como objeto o desenvolvimento de um estudo para verificar as influências que a sucção, presente em solos não saturados, têm sobre os valores de Resistividade/Condutividade. Além de analisar as curvas de retenção de água dos solos obtidas pelas diferentes trajetórias, Umedecimento e Secagem. As trajetórias de umedecimento e secagem representam o fluxo de água no solo durante o ano, como as estações secas e úmidas.Esse estudo ganha importância em regiões de clima árido e tropical, em que solos têm como característica principal baixa umidade próxima à superfície, podendo sofrer ciclos alternados de secagem e umedecimento, e assim, constante mudança dos valores de sucção.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Luciana Garcia. Variação da resistividade elétrica para três solos não saturados. 2015. 126 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.