Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros cinéticos e têmporo-espaciais em cães com fraturas de coxal tratadas conservativamente

Processo: 13/16689-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Sheila Canevese Rahal
Beneficiário:Flávia Gardilin Vassalo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Cinética   Quadril   Fraturas ósseas   Cães

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar parâmetros cinéticos e têmporo-espaciais de cães com fratura do quadril tratados de forma conservativa, locomovendo-se em plataforma de pressão em velocidade constante. A hipótese é que os cães podem apresentar alterações cinéticas e têmporo-espaciais decorrentes da lesão, as quais podem interferir no índice de simetria. Para tanto serão estabelecidos dois grupos experimentais, a saber: Grupo 1 - cães clinicamente sadios (n=15); Grupo 2 - cães com fraturas do quadril tratadas conservativamente (n=e15). O Grupo 1 será constituído por animais de porte similar aos do Grupo 2. Os cães do Grupo 2 serão subdivididos em dois subgrupos de acordo com a localização da fratura: Subgrupo 2a - cães com fraturas que acometam estruturas de suporte de peso; Subgrupo 2b - cães com fraturas que não comprometam estruturas de suporte de peso. Serão determinados o Pico de Força Vertical, Impulso Vertical, duração do ciclo de locomoção, duração da fase de apoio, duração da fase de balanço, comprimento do passo e porcentagem de distribuição de peso. O Índice de Simetria (IS) será calculado entre os membros para cada variável dos Grupos 1 e 2.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VASSALO, FLAVIA GARDILIN; RAHAL, SHEILA CANEVESE; AGOSTINHO, FELIPE STEFAN; MAMPRIM, MARIA JAQUELINE; MELCHERT, ALESSANDRA; KANO, WASHINGTON TAKASHI; MESQUITA, LUCIANE DOS REIS; DOICHE, DANUTA PULZ. Gait analysis in dogs with pelvic fractures treated conservatively using a pressure-sensing walkway. ACTA VETERINARIA SCANDINAVICA, v. 57, OCT 5 2015. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Parâmetros cinéticos e têmporo-espaciais em cães com fraturas de coxal tratadas conservativamente. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.