Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação ultrassonográfica hepática ao modo B, dúplex e tríplex Doppler de cães com sobrepeso e obesos.

Processo: 13/15457-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Jaqueline Mamprim de Arruda Monteiro
Beneficiário:Alexandra Frey Belotta
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassonografia   Fígado   Obesidade   Cães   Sobrepeso

Resumo

A obesidade em cães, atualmente, está aumentando conforme o índice de obesidade cresce na população mundial, devido ao íntimo contato entre esses animais e os seres humanos. Juntamente ao acúmulo de tecido adiposo no subcutâneo, a gordura é depositada entre as vísceras e no interior de alguns órgãos, como o fígado. A infiltração gordurosa hepática está presente em grande parte dos indivíduos obesos e sabe-se que, em seres humanos, evolui para formas mais graves de hepatopatias, cirrose e falência hepática. Dessa forma, a ultrassonografia bidimensional e Doppler atuam como ferramentas de grande valor na detecção e monitoramento da infiltração gordurosa hepática através do mapeamento da onda da veia hepática, detecção da velocidade e volume do fluxo da veia porta e velocidade da artéria hepática. Em cães, existem poucos estudos das correlações entre a obesidade e hepatopatias e suas consequências na ultrassonografia bidimensional e Doppler do fígado. O presente estudo tem como objetivo verificar as alterações parenquimatosas e hemodinâmicas através da ultrassonografia modo-B e Doppler do fígado de cães com sobrepeso e obesos que não apresentem hepatopatias por outras causas de base.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELOTTA, A. F.; TEIXEIRA, C. R.; PADOVANI, C. R.; RAHAL, S. C.; MAYER, M. N.; MAMPRIM, M. J. Sonographic Evaluation of Liver Hemodynamic Indices in Overweight and Obese Dogs. JOURNAL OF VETERINARY INTERNAL MEDICINE, v. 32, n. 1, p. 181-187, JAN-FEB 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELOTTA, Alexandra Frey. Avaliação ultrassonográfica hepática ao modo-B, dúplex e tríplex Doppler de cães com sobrepeso e obesos. 2015. 65 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.