Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

A criação de jogos digitais como ferramenta pedagógica

Processo: 13/19275-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 03 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 02 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:José Armando Valente
Beneficiário:Bruno Henrique de Paula
Supervisor no Exterior: Andrew Nicholas Burn
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/20226-0 - Jogos digitais como artefatos pedagógicos: o desenvolvimento de jogos digitais como estratégia educacional, BP.MS
Assunto(s):Material didático   Jogos educativos   Ensino e aprendizagem

Resumo

Os jogos digitais são cada vez mais vistos como um elemento com grande potencial pedagógico. São muitas as abordagens possíveis no emprego destes artefatos na Educação e uma delas é o uso pedagógico da criação de jogos digitais por parte de educandos. A criação de jogos em contextos educacionais é vista como uma atividade motivadora e desafiadora, capaz de propiciar o desenvolvimento de fluência digital e a autonomia na aprendizagem para os estudantes, além de permitir que os educandos trabalhem com as mais variadas áreas, como Matemática, Ciência da Computação, Ciências da Natureza, Literatura e Linguagens. Para o desenvolvimento destas atividades, vem sendo utilizadas interessantes ferramentas específicas, que permitem a criação de jogos por não-especialistas. O objetivo deste trabalho é investigar o uso pedagógico da criação de jogos digitais através da imersão em um centro de pesquisa referencial na área, o London Knowledge Lab, e da participação na equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do MissionMaker, software referência na construção de jogos narrativos por estudantes. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.