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A presença dos gêneros musicais ragtime, jazz e tango em processos composicionais de Igor Stravinsky

Processo: 13/12869-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Adriana Lopes da Cunha Moreira
Beneficiário:Alexy Gaione Viegas de Araújo
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ragtime   Música do século XX   Jazz   Tango   Análise musical   Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | jazz | Música do século XX | Ragtime | stravinsky | tango | Musicologia

Resumo

A proposta deste projeto consiste em um estudo analítico de peças com influência da música popular do continente americano na obra de Igor Stravinsky (1882-1971): L'Histoire du Soldat: Tango, Waltz and Ragtime (1918), Piano Rag Music (1919), Preludium for jazz ensemble (1937), Tango, para piano solo (1940, na orquestração de 1953) e Ebony Concerto (1945). Planeja fomentar a discussão acerca da abordagem histórica do ragtime e do jazz nos Estados Unidos e do tango na Argentina, bem como seus desdobramentos na Europa, o contato de Stravinsky com estes gêneros populares e relações entre a música popular do continente americano e os compositores vanguardistas europeus. A partir da abordagem estilística dos gêneros americanos, busca investigar a influência do elemento popular no material composicional de Stravinsky, contribuindo para reflexões em torno da influência mútua entre a música de concerto e a música popular do início do século XX. Objetiva o levantamento de questões relacionadas à análise musical de estrutura e superfície de peças formativas das obras em questão. Para tanto, será utilizada uma bibliografia fundamental visando discutir diversos aspectos específicos, tais como: contextualização histórica (HOBSBAWN, 1995, 2007; JACKSON, 2003; MESSING, 1991; MORGAN, 1991), intertextualidade (METZER, 2003; KLEIN, 2005; ALLEN, 2000; SAMOYAULT, 2008), abordagem dos gêneros populares em questão (BERLIN, 1980; SHALL, 1986; SCHAFER e RIEDEL, 1973; WALDO, 1976; TAYLOR, 1976; SAVIGLIANO, 1994; PELINSKI, 2000; LEVINE, 1995; WILLIAMS, 1980), e técnicas de análise (TYMOCZKO, 2011; SUSANNI e ANTOKOLETZ, 2012; COHN, 2012; STRAUS, 2005; STEIN, 2004; VAN DEN TOORN e McGINNESS, 2012; BERRY, 1987; SCHOENBERG, 1996; LESTER, 1989; STRAUS, 2005; PEARSALL, 2011; LEWIN, 2002; GOLLIN e REHDING, 2011; KRAMER, 1988 e 1993; HASTY, 1997).

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Alexy Gaione Viegas de. Stravinsky e a música popular americana: Processos identitários, transposições hipertextuais e análise musical. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.