Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do ciclo térmico no desempenho de aços mola

Processo: 13/16714-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Lauralice de Campos Franceschini Canale
Beneficiário:Vinícius Richieri Manso Gonçalves
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/07358-3 - Influência do ciclo térmico no desempenho de aços mola, BE.EP.IC
Assunto(s):Tratamento térmico   Criogenia   Propriedades mecânicas

Resumo

Os componentes críticos em construções mecânicas são responsáveis, de modo geral, por suportarem grandes cargas ou esforços solicitantes que tendem a causar falhas catastróficas. Um exemplo desse tipo de elemento mecânico é a mola de lâmina, responsável por suportar os esforços verticais existentes em veículos automotivos de grande porte, como caminhões. Para que esse componente crítico estrutural tenha maior eficiência, sua composição consiste na combinação de comprimentos diferentes de um certo material metálico, fazendo com que essa estrutura elaborada concentre os esforços solicitantes na direção longitudinal das lâminas.Os aços SAE 5160 e SAE 6140 são bastante utilizados para a confecção da mola de lâmina. Esses materiais metálicos são classificados como aços para construção mecânica e após tratamento térmico preenchem os requisitos de resistência à carga, ao impacto e à fadiga. Outro material desenvolvido na Eslovênia, conhecido como aço SUPERCLEAN, também apresenta excelentes características para ser empregado como mola.Para os componentes críticos atingirem alto desempenho e considerável durabilidade, esses aços precisam passar por uma série de processos que incrementam suas propriedades mecânicas. Assim, o interesse desta pesquisa está embasado na influência de processos como tratamentos térmicos convencionais, tratamento criogênico e shot peening sobre as propriedades que envolvem tensões residuais, fadiga rotativa e resistência ao impacto dos aços mola citados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANSO GONCALVES, VINICIUS RICHIERI; PODGORNIK, BOJAN; LESKOVSEK, VOJTEH; TOTTEN, GEORGE EDWARD; FRANCESCHINI CANALE, LAURALICE DE CAMPOS. Influence of Deep Cryogenic Treatment on the Mechanical Properties of Spring Steels. Journal of Materials Engineering and Performance, v. 28, n. 2, SI, p. 769-775, FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.