Busca avançada
Ano de início
Entree

A confissão tupi: Confessionários jesuítico-tupi nos séculos XVI-XVIII nas missões do Grão-Pará e Maranhão e do Brasil

Processo: 13/15361-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Adone Agnolin
Beneficiário:Jaqueline Ferreira da Mota
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jesuítas   Catequese   Confissão   Língua Tupi

Resumo

A proposta deste projeto de doutoramento consiste no estudo comparativo de cinco confessionários jesuítico-tupi aplicados em regiões missioneiras do Grão-Pará e Maranhão e do Brasil entre os séculos XVI e XVIII, com o objetivo geral de apresentar os modelos de confissão católica pretendidos em cada um dos séculos, considerando a situação social dos penitentes e dos confessores, os modelos disponíveis para aplicar o sacramento, ora impressos, ora manuscritos e os contextos em que se desenvolveram as respectivas missões jesuíticas. Partimos do pressuposto de que os jesuítas, ainda que tivessem um propósito universalista de evangelização, tiveram de se adaptar às diferentes realidades apresentadas pelos interlocutores indígenas e pelos espaços físicos e temporais onde ocorria a missionação. A metodologia será aquela já traçada pela Escola Italiana de História das Religiões e pela Sociolinguística.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOTA, Jaqueline Ferreira da. A confissão tupi: a problemática dos confessionários jesuítico-tupi nos séculos XVI-XVIII nas missões do Grão-Pará e Maranhão e do Brasil. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.