Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de adição de fluoresceína/rodamina B a sistemas adesivos não simplificados: aspectos fotofísicos e físico-químicos

Processo: 13/13161-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 08 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Atta
Beneficiário:Odair Bim Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/18419-0 - Efeito de solvente orgânico sobre o diagrama de fases ternário de um adesivo dentinário experimental, BE.EP.DR
Assunto(s):Espectroscopia de fluorescência   Dentística   Adesivos dentinários   Corantes fluorescentes

Resumo

Sistemas adesivos têm sido modificados com fluoresceína (FL) e rodamina B (RB), para a avaliação da interface de adesão através de microscopia confocal de varredura a laser (MCVL). Contudo, a determinação de uma concentração ideal desses marcadores fluorescentes nos adesivos depende tanto de aspectos fotofísicos envolvidos na formação das imagens via MCVL, como da necessidade de preservação de propriedades físico-químicas dos sistemas adesivos. Este estudo pretende (i) estimar as menores faixas de concentração de FL/RB nos adesivos, para a realização da MCVL, e (ii) avaliar o efeito de diferentes concentrações de FL/RB sobre o grau de conversão e o molhamento dos adesivos. Os sistemas adesivos Adper Scotchbond Multi-Purpose (MP) e Clearfil SE Bond (SE) serão modificados com FL/RB através de pequenas alíquotas de etanol-FL ou etanol-RB, permitindo-se a utilização de contrações bastante reduzidas. Serão confeccionados discos de adesivos polimerizados contendo FL/RB em diferentes concentrações (mg/mL): 0,50 / 0,10 / 0,02 / 0,01. O comportamento fluorescente dos discos será analisado através de espectroscopia de fotoluminescência e também de MCVL, para o levantamento de dados físico-químicos (espectroscopia) e visuais (microscopia). O grau de conversão de adesivos puros e contendo FL/RB em concentrações predeterminadas será avaliado, empregando-se espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier. O molhamento das resinas fluidas na composição original e na versão modificada com marcadores será estimado pela medição do ângulo de contato (método ADSA). Espera-se que a associação entre os recursos visuais, qualitativos e quantitativos ofereça subsídios para a utilização de marcadores fluorescentes em adesivos de uma maneira consistente e bem embasada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIM JUNIOR, ODAIR; CEBIM, MARCO A.; ATTA, MARIA T.; MACHADO, CAMILA M.; FRANCISCONI-DOS-RIOS, LUCIANA F.; WANG, LINDA. Determining Optimal Fluorescent Agent Concentrations in Dental Adhesive Resins for Imaging the Tooth/Restoration Interface. Microscopy and Microanalysis, v. 23, n. 1, p. 122-130, FEB 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Odair Bim. Efeito de adição de rodamina B e fluoresceína sódica a sistemas adesivos não simplificados: aspectos fotofísicos e físico-químicos. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.