Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos microscópicos para cristais líquidos nemáticos biaxiais

Processo: 13/12873-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Andre de Pinho Vieira
Beneficiário:Eduardo dos Santos Nascimento
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/07448-5 - Transições de fases num sistema de partículas coloidais não-esféricas em altas densidades, BE.EP.DR
Assunto(s):Mecânica estatística   Modelos estatísticos

Resumo

Pretendemos investigar modelos microscópicos para cristais líquidos nemáticos capazes de produzir fases biaxiais estáveis, caracterizadas pela existência de duas direções espaciais ao longo das quais se observa ordem orientacional dos elementos nematógenos. Exploraremos duas classes distintas de modelos. Na primeira classe, supomos que o sistema se caracterize microscopicamente por uma mistura de elementos prolatos e oblatos, e que a biaxialidade surja da tendência desses elementos em se alinharem em direções perpendiculares entre si. Na segunda classe de modelos, supomos a existência de elementos intrinsecamente biaxiais, possivelmente coexistindo com elementos intrinsecamente uniaxiais. Em ambos os casos, nosso objetivo é investigar quais escolhas dos diversos parâmetros de interação levam à estabilização de fases biaxiais em baixas temperaturas, em contraposição à tendência de separação de fases que em geral se impõe a esse tipo de sistema. Faremos uso tanto de métodos analíticos (como aproximações do tipo Bethe-Peierls) quanto de simulações computacionais de Monte Carlo para determinar os diagramas de fase dos vários modelos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, E. S. Nematic-isotropic transition in a density-functional theory for hard spheroidal colloids. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL E, v. 41, n. 11 NOV 26 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Eduardo dos Santos. Modelos microscópicos para cristais líquidos nemáticos. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.