Busca avançada
Ano de início
Entree

O futuro da cidade de São Paulo na década de 1950

Processo: 13/17709-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Silvana Barbosa Rubino
Beneficiário:Bruno de Macedo Zorek
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/21434-1 - O futuro da Cidade de São Paulo visto de Nova Iorque - década de 1950, BE.EP.DR
Assunto(s):Cidades   História intelectual   Intelectuais

Resumo

A partir deste projeto, pretende-se desenvolver uma pesquisa sobre as representações do futuro para a cidade de São Paulo ao longo da década de 1950 - um momento marcado por significativas mudanças no campo do urbanismo, sobretudo pela participação de profissionais oriundos das ciências humanas nas discussões sobre cidades. Privilegiam-se as representações produzidas por intelectuais - categoria que inclui arquitetos, engenheiros, sociólogos, geógrafos, economistas e outros. Parte-se do princípio de que as representações do futuro eram um dos elementos nas estratégias dos intelectuais para construir suas posições e oposições nos campos intelectual e político brasileiros. Neste sentido, a intenção é entender de que forma esse futuro era utilizado nos discursos sobre as cidades e que efeitos ele produzia nas trajetórias dos intelectuais em questão. Acredita-se que a análise dessas representações do futuro, ou do horizonte de expectativas sobre as cidades, pode contribuir tanto para o entendimento das especificidades do campo intelectual brasileiro naquele momento, especialmente daquelas que diziam respeito ao urbanismo, quanto para esclarecer determinadas continuidades nos diagnósticos urbanos que se observam até os dias de hoje. Além disso, permite perceber as implicações sociais da presentificação do futuro, ou seja, como certas representações do futuro, produzidas por agentes privilegiados, efetivamente construíam esse futuro "antecipadamente".

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZOREK, Bruno de Macedo. O futuro de São Paulo na década de 1950. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.