Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção e aplicação de dispositivo analítico à base de papel para o diagnóstico da malária causada por Plasmodium falciparum

Processo: 13/09171-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 16 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Glauco Pilon dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57805-2 - Instituto de Bioanalítica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):14/18190-3 - Plataforma analítica point-of-care à base de papel para a realização de imunodiagnósticos de forma automatizada e com amplificação de sinal, BE.EP.DR
Assunto(s):Métodos bioanalíticos   Malária

Resumo

A malária, doença infecciosa potencialmente grave e considerada negligenciada, é um relevante problema de saúde pública e responsável pela morte de aproximadamente 1 milhão de pessoas por ano. É causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, sendo a espécie Plasmodium falciparum a mais severa e potencialmente fatal, o que exige uma detecção precoce da doença para que o tratamento adequado possibilite a redução das taxas de mortalidade em função de sua contaminação.O sistema de imunoensaio em fluxo lateral (LFIA) é uma forma amplamente utilizada de diagnóstico à base de papel e consiste de um teste prático, de baixo custo, rápido, além de não necessitar de pessoas treinadas ou equipamentos especiais para sua utilização. É bastante aplicado em triagens e pode indicar qualitativamente e quantitativamente a presença de um analito por meio da utilização de anticorpos ou antígenos conjugados com algum tipo de marcador, que será responsável pela identificação da interação antígeno/anticorpo por diferentes tipos de detecção.O projeto apresentado visa a construção de dispositivo analítico à base de papel para o diagnóstico da malária causada por Plasmodium falciparum pela conjugação de diferentes marcadores ao anticorpo de reconhecimento para proporcionar um aumento na sensibilidade pela amplificação do sinal, possibilitando a detecção da proteína HRP2 de modo colorimétrico, fluorimétrico e eletroquímico, na fase inicial da doença. Ao método de detecção julgado como promissor para o desenvolvimento de produto tecnológico, por análise comparativa dos spot tests, será aplicado um sistema de imunoensaio em fluxo lateral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, GLAUCO PILON; CORREA, CATIA CRISPILHO; KUBOTA, LAURO TATSUO. A simple, sensitive and reduced cost paper-based device with low quantity of chemicals for the early diagnosis of Plasmodium falciparum malaria using an enzyme-based colorimetric assay. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 255, n. 2, p. 2113-2120, FEB 2018. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Glauco Pilon dos. Construção e aplicação de dispositivos analíticos à base de papel na detecção de biomarcadores para diagnóstico clínico. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.