Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de distribuição e análises espaciais do risco de agressões por cães e gatos a humanos

Processo: 13/13784-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio Sergio Ferraudo
Beneficiário:Mirelle Andréa de Carvalho Picinato
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição espacial   Modelagem   Análise multivariada   Redes neurais (computação)   Saúde pública

Resumo

O estreitamento da relação entre o ser humano e cães e gatos tem aumentado de maneira preocupante. Essa relação não tem sido acompanhada de posturas de guarda responsável e pelo conhecimento das possíveis zoonoses que podem ser transmitidas por esses animais, como por exemplo, a raiva. Além disso, as agressões provocadas por esses animais causam internações e mortes que atingem todas as classes sociais. Este trabalho tem por objetivo gerar modelos determinísticos e conexionistas do risco das agressões por cães e gatos dirigidos a humanos. Para isto, serão utilizados dois conjuntos de dados do município de Jaboticabal, SP: um contendo informações dos agravos ocorridos no período de 2003 a 2009, que será atualizado; o outro será construído com informações obtidas por questionários, que serão realizados no período de 2014 a 2016. Essas informações poderão permitir a identificação dos padrões atuais dos cães e gatos agressores, das informações gerais dos domicílios e proprietários bem como do comportamento dos animais o que auxiliará avaliar a dinâmica desse processo. Para a identificação dos padrões contidos no conjunto original dos dados bem como a dinâmica desse processo serão utilizadas análises estatísticas descritivas, análises exploratórias multivariadas e abordagens conexionistas (redes neurais artificiais). A estrutura de correlação espacial das estimativas obtidas com os modelos de risco será avaliada pelos índices de Moran Global e Local, taxas bayesianas empíricas, funções normalizadas G e G* e funções Kernel com distribuição normal. O interpolador IDW permitirá gerar padrões de riscos em toda a cidade. Mapas da regionalização espacial do risco utilizando as múltiplas variáveis serão construídos pela função Skater. Os resultados obtidos com a modelagem proposta permitirão uma melhor compreensão dos padrões do comportamento de animais agressores e dos fatores associados podendo ser um instrumento de auxílio aos programas de prevenção de mordeduras por animais domésticos, mitigando os riscos a saúde pública.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PICINATO, Mirelle Andréa de Carvalho. Agressões por mordeduras de cães a humanos na cidade de Jaboticabal, São Paulo, Brasil, de 2014 a 2016. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.