Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação dos mecanismos de ação do extrato bruto de bauhinia holophylla em fígado, músculo esquelético e tecido adiposo em modelo de diabetes tipo 1 induzidos por estreptozotocina.

Processo: 13/10708-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Roberto Bosqueiro
Beneficiário:Nathalia Aparecida de Paula Camaforte Henriques
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/52237-9 - Fitoterápicos padronizados como alvo para o tratamento de doenças crônicas, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Diabetes mellitus   Fisiologia endócrina   Plantas medicinais

Resumo

O Diabetes mellitus (DM) é conhecido como uma doença metabólica que afeta 5% das pessoas em todo o mundo. Caracterizada pela hiperglicemia de jejum (maior ou igual a 126 mg/dL), envolve alterações no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. A cada ano o número de pessoas acometidas por DM tem aumentado significativamente, e a pesquisa envolvendo plantas medicinais com propriedades hipoglicemiantes utilizadas na medicina popular também têm crescido muito. No entanto, na literatura são poucos os trabalhos que identifiquem mecanismos de ação dessas plantas medicinais. Dados do nosso laboratório mostraram que o tratamento com o extrato bruto de Bauhinia holophylla durante 15 dias resultou em diminuição a glicemia de jejum e dos níveis de lipídeos, e em aumento do conteúdo hepático de glicogênio. Promoveu também o aumento da expressão de proteínas envolvidas na via de sinalização de insulina como AKT, PI3K, GS e diminuição da GF no fígado. Diante disso, julga-se de suma importância uma investigação mais aprofundada do mecanismo de ação do extrato bruto de B. holophylla.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA CAMAFORTE, NATHALIA AP; SALDANHA, LUIZ LEONARDO; PONCE VAREDA, PRISCILLA MARIA; REZENDE-NETO, JOAO M.; SENGER, MARIO R.; DELGADO, AISLAN Q.; MORGAN, HENRIQUE J. N.; VIOLATO, NATALIA MORETTI; PIERONI, LAIS GOYOS; DOKKEDAL, ANNE LIGIA; SILVA, FLORIANO P.; BOSQUEIRO, JOSE ROBERTO. Hypoglycaemic activity of Bauhinia holophylla through GSK3-beta inhibition and glycogenesis activation. Pharmaceutical Biology, v. 57, n. 1, p. 269-279, JAN 1 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HENRIQUES, Nathalia Aparecida de Paula Camaforte. Investigação dos mecanismos de ação hipoglicemiante do extratobruto de Bauhinia holophylla em fígado e músculo esquelético de camundongos diabéticos tipo 1 induzidos por estreptozotocina. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.