Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de catalisadores para síntese de hidrogênio a partir de etanol: estudo de diferentes suportes

Processo: 13/18062-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Daniela Coelho de Oliveira
Beneficiário:Arthur Eduardo Pastore de Lima
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Catalisadores   Catálise   Hidrogênio   Decomposição catalítica   Cromatografia a gás
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:catalisadores | Hidrogênio | catálise

Resumo

O Hidrogênio é uma importante matéria-prima na produção de fertilizantes, tem papel crucial para redução do impacto dos combustíveis derivados do petróleo e se tornará uma importante fonte de energia para uso em células de combustível. A crescente demanda pela produção de hidrogênio tem aumentado o interesse por diversos processos catalíticos e, entre eles, destacam-se as reações de reforma do Etanol, que é uma fonte renovável de grande apelo ambiental. Atualmente o volume e a qualidade da produção de hidrogênio são prejudicados pela desativação do catalisador, que ocorre por diferentes mecanismos. O mais comum é a formação de depósitos de carbono, em que a fase ativa é envenenada e a transferência de calor é prejudicada, o que altera a seletividade e a atividade para as reações de reforma, possibilitando o surgimento de outras rotas que levam a subprodutos indesejados. Outro problema enfrentado é a perda da interação da fase ativa com o suporte após o primeiro ciclo reacional, devido a alterações estruturais e morfológicas causadas pelas próprias condições reacionais. Visando compreender e controlar o papel do suporte nestes dois mecanismos de desativação, neste trabalho serão sintetizados diferentes catalisadores que serão avaliados quanto ao rendimento, seletividade e atividade catalítica visando a correlação das propriedades da fase ativa e do suporte com a atividade apresentada. A reação utilizada será a reforma a vapor do etanol para obtenção de hidrogênio e os produtos da reação serão quantificados por cromatografia a gás. As composições que apresentarem melhor desempenho serão caracterizadas por diferentes técnicas que permitam correlacionar as propriedades catalíticas observadas às propriedades dos diferentes materiais estudados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASTORE DE LIMA, ARTHUR E.; DE OLIVEIRA, DANIELA C.. In situ XANES study of Cobalt in Co-Ce-Al catalyst applied to Steam Reforming of Ethanol reaction. CATALYSIS TODAY, v. 283, p. 104-109, . (13/18062-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.