Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de catalisadores para síntese de hidrogênio a partir de etanol: estudo de diferentes suportes

Processo: 13/18062-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Daniela Coelho de Oliveira
Beneficiário:Arthur Eduardo Pastore de Lima
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Catalisadores   Catálise   Hidrogênio

Resumo

O Hidrogênio é uma importante matéria-prima na produção de fertilizantes, tem papel crucial para redução do impacto dos combustíveis derivados do petróleo e se tornará uma importante fonte de energia para uso em células de combustível. A crescente demanda pela produção de hidrogênio tem aumentado o interesse por diversos processos catalíticos e, entre eles, destacam-se as reações de reforma do Etanol, que é uma fonte renovável de grande apelo ambiental. Atualmente o volume e a qualidade da produção de hidrogênio são prejudicados pela desativação do catalisador, que ocorre por diferentes mecanismos. O mais comum é a formação de depósitos de carbono, em que a fase ativa é envenenada e a transferência de calor é prejudicada, o que altera a seletividade e a atividade para as reações de reforma, possibilitando o surgimento de outras rotas que levam a subprodutos indesejados. Outro problema enfrentado é a perda da interação da fase ativa com o suporte após o primeiro ciclo reacional, devido a alterações estruturais e morfológicas causadas pelas próprias condições reacionais. Visando compreender e controlar o papel do suporte nestes dois mecanismos de desativação, neste trabalho serão sintetizados diferentes catalisadores que serão avaliados quanto ao rendimento, seletividade e atividade catalítica visando a correlação das propriedades da fase ativa e do suporte com a atividade apresentada. A reação utilizada será a reforma a vapor do etanol para obtenção de hidrogênio e os produtos da reação serão quantificados por cromatografia a gás. As composições que apresentarem melhor desempenho serão caracterizadas por diferentes técnicas que permitam correlacionar as propriedades catalíticas observadas às propriedades dos diferentes materiais estudados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASTORE DE LIMA, ARTHUR E.; DE OLIVEIRA, DANIELA C. In situ XANES study of Cobalt in Co-Ce-Al catalyst applied to Steam Reforming of Ethanol reaction. CATALYSIS TODAY, v. 283, p. 104-109, APR 1 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.