Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da constante de adsorção molecular em superfície metálica por Espectroscopia Raman intensificada pela superfície em regime de uma única molécula

Processo: 13/10831-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 09 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcia Laudelina Arruda Temperini
Beneficiário:Michele Lemos de Souza
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades físico-químicas   Espectroscopia Raman amplificada por superfície   Espectroscopia

Resumo

O intenso desenvolvimento da Espectroscopia Raman Intensificada pela Superfície (SERS) nas últimas décadas possibilitou a detecção e o estudo em regime de poucas moléculas, denominado Single Molecule SERS. O interesse na área de SM-SERS deixou de abranger somente estudos de confirmação do efeito ou proof-of-principle e engajou-se em uma era mais madura onde se propõe a extração de propriedades químicas dessas moléculas em condição singular dos dados experimentais em SM-SERS (sem abrir mão de estudar ainda seus fundamentos e princípios). Essa possibilidade atual de estudo vem de um conhecimento mais elaborado das estatísticas que governam as flutuações de intensidades na condição de SM-SERS e do acúmulo de conhecimentos dos mecanismos de intensificação advindos da extensa literatura disponível. Neste âmbito e considerando os processos dinâmicos em solução é proposto no presente projeto de PD o desenvolvimento de uma metodologia de determinação da constante de adsorção em superfície metálica nanoestruturada empregando SM-SERS. O presente projeto busca também a avaliação de possíveis diferenças entre as constantes de adsorção obtidas por SM-SERS e por um método eletroquímico (regime de muitas moléculas) que possibilitará obter informações relevantes sobre as interações moleculares e energias de superfície na magnitude da constante de adsorção.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, ANDERSON G. M.; DE SOUZA, MICHELE L.; RODRIGUES, THENNER S.; ALVES, RAFAEL S.; TEMPERINI, MARCIA L. A.; CAMARGO, PEDRO H. C. Rapid Synthesis of Hollow Ag-Au Nanodendrites in 15 Seconds by Combining Galvanic Replacement and Precursor Reduction Reactions. CHEMISTRY-A EUROPEAN JOURNAL, v. 20, n. 46, p. 15040-15046, NOV 10 2014. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.