Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de expressão gênica em mulheres obesas Grau III antes e após intervenção dietética

Processo: 13/07179-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Carla Barbosa Nonino
Beneficiário:Cristiana Cortes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Expressão gênica   Nutrigenômica

Resumo

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo corporal, com origem multifatorial, tais como ambientais, comportamentais e genéticos. Vários estudos mostram que mais de 600 genes têm a capacidade de influenciar no peso corporal e regulação do metabolismo energético, ou seja, estão associados positivamente à obesidade humana. O objetivo do presente estudo é verificar a expressão dos genes ADBR3, UCPs, PLIN, PPARG2 em tecido adiposo subcutâneo abdominal de mulheres obesas grau III, antes e após intervenção nutricional para perda de peso. A amostra será composta por dois grupos: Grupo 1 (Grupo Intervenção - G1) será composto de 10 mulheres com obesidade grau III de população miscigenada, com idade entre 18 e 60 anos, candidatas a hospitalização para realização de intervenção dietética e Grupo 2 (Grupo Controle - G2), será composto por 10 mulheres eutróficas provenientes do Hospital Estadual que por indicação médica realizarão procedimento cirúrgico de hérnia umbilical (incisional ou epigástrica) ou colelitíase sem colecistite aguda.A classificação do estado nutricional será feita pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e, posteriormente, os indivíduos serão submetidos à avaliação de composição corporal pelo método de bioimpedância elética, da taxa metabólica de repouso (TMR), por meio da calorimetria indireta e análise da expressão dos genes por meio da análise de PCR quantitativo em tempo real. Após as 8 semanas de intervenção dietética do G1, as participantes serão reavaliadas e os resultados comparados entre pré e pós intervenção e com o dados do G2.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Cristiana Cortes de. Expressão de genes relacionados ao metabolismo energético e lipídico em mulheres com obesidade grau III antes e após intervenção dietética. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.