Busca avançada
Ano de início
Entree

Gerador de som no tratamento do zumbido: avaliação da eficácia

Processo: 13/12697-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Beneficiário:Andressa Vital Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Auxiliares de audição   Perda auditiva   Audição   Audiologia   Zumbido

Resumo

INTRODUÇÃO: A perda auditiva pode causar ao indivíduo, comprometimentos psicossociais, equando associada ao sintoma zumbido, pode interferir significantemente na qualidade devida, dificultando a compreensão da fala e consequentemente causando um prejuízocomunicativo, social, nas atividades de trabalho, lazer e nas atividades de vida diária.Auxiliares de audição, como o aparelho de amplificação sonora individual (AASI) vem sendoutilizado no sentido de minimizar os efeitos da deficiência auditiva. Nos dias de hoje têm-se oAASI com gerador de ruído sendo disseminado fortemente no mercado, apresentando oprincípio de inibição desse sintoma que já atingiu o nível de percepção consciente, permitindoque a habituação ocorra, de modo que o cérebro classifique o zumbido tão sem sentido e semimportância que o indivíduo acometido ignore a presença do mesmo. OBJETIVOS: Verificar aeficácia do gerador de som no tratamento do zumbido em indivíduos com e sem perdaauditiva e avaliar a qualidade de vida dos indivíduos antes e após a intervenção.METODOLOGIA: O estudo será desenvolvido na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade deOdontologia de Bauru (FOB), USP após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, eanuência do paciente para a participação na pesquisa. Serão avaliados 30 indivíduos comzumbido divididos em dois grupos, sendo o grupo 1 (G1) composto por 15 indivíduos comaudição normal, e o grupo 2 (G2) por 15 indivíduos com diagnóstico de perda auditiva. Ambosserão submetidos aos mesmos exames: anamnese, diagnóstico audiológico composto poraudiometria de alta frequência, imitanciometria e acufenometria. Serão aplicados osquestionários Tinnitus Handicap Inventory (THI), World Health Organization Quality of Life(WHOQOL), Escala Visual Analógica (EVA) e avaliação da percepção de fala com utilizando oHearing in Noise Test (HINT). Todos os procedimentos serão realizados antes e após aintervenção auditiva. Os resultados serão tabulados e descritos de acordo com a análiseestatística descritiva das variáveis quantitativas e qualitativas nominais e ordinais. A análisedos dados será realizada com base na estatística indutiva ou inferencial.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRESSA VITAL ROCHA; MARIA FERNANDA CAPOANI GARCIA MONDELLI. Sound generator associated with the counseling in the treatment of tinnitus: evaluation of the effectiveness. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 83, n. 3, p. 249-255, Jun. 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Andressa Vital. Gerador de som associado ao aconselhamento no tratamento do zumbido: avaliação da eficácia. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.