Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura Trdidimensional e Consequências Dinâmicas da Bifurcação de Santos (23-30S)

Processo: 13/10475-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:Tiago Carrilho Biló
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/00973-1 - O impacto do espeçamento da Corrente do Brasil em seus processos de instabilidade (23-30S), BE.EP.MS
Assunto(s):Corrente do Brasil

Resumo

Ao largo da costa brasileira a circulação sobre a margem continental e parte da planície abissal é marcada pela presença do sistema de Correntes de Contorno Oeste (CCOs) característico do Atlântico Sul. Junto à margem continental sudeste, mais precisamente na Bacia de Santos (23-28S), encontra-se a bifurcação da Corrente Sul Equatorial em níveis subpicnoclínicos (Bifurcação de Santos) originando ao norte um padrão de escoamento singular de CCOs nos oceanos mundiais, sendo a Corrente do Brasil (CB) fluindo para sul (nos primeiros 500 m) e a Corrente de Contorno Intermediária (CCI) para norte (500-1500 m), e ao sul um sistema de correntes similar ao observado em outras regiões de borda oeste de outros oceanos, com a CB possuindo extensão vertical superior a 700 m de profundidade. Nessa região, não há descrições detalhadas da estrutura tridimensional do escoamento das CCOs, assim como estudos a respeito do papel da bifurcação nos processos que geram a variabilidade do sistema de correntes. O presente projeto possui os objetivos de descrever a estrutura tridimensional da circulação na Bacia de Santos, com medidas diretas de velocidade em toda a coluna de água, avaliar a ocorrência de instabilidades e o desenvolvimento de meandros instáveis e vórtices da CB com ênfase no papel da Bifurcação de Santos. Os métodos que permitirão o cumprimento dos objetivos deste projeto se resumem à métodos de análise de dados hidrográficos e correntográficos, identificação de massas de água e aplicação de um modelo numérico de instabilidade linear.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BILO, TIAGO CARRILHO; ALMEIDA DA SILVEIRA, ILSON CARLOS; BELO, WELLINGTON CECCOPIERI; DE CASTRO, BELMIRO MENDES; PIOLA, ALBERTO RICARDO. Methods for estimating the velocities of the Brazil Current in the pre-salt reservoir area off southeast Brazil (23(a similar to) S-26(a similar to) S). OCEAN DYNAMICS, v. 64, n. 10, p. 1431-1446, OCT 2014. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BILÓ, Tiago Carrilho. O variável sistema Corrente do Brasil entre 23ºS-31ºS: estrutura vertical e dinâmica de mesoescala. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.