Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do método da quebra do grafite para estimação da sensibilidade de transdutores piezelétricos utilizados na técnica da impedância eletromecânica

Processo: 13/16434-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Fabricio Guimarães Baptista
Beneficiário:Vinicius Augusto Dare de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Caracterização

Resumo

Nas últimas décadas, os transdutores piezelétricos têm sido empregados em uma importante e promissora aplicação: o monitoramento de integridade estrutural, também conhecido como SHM do termo em inglês Structural Health Monitoring. O objetivo de tais sistemas é detectar danos estruturais em estágio inicial, proporcionando um elevado nível de segurança e reduzindo os custos de manutenção. Entre as várias técnicas de SHM que utilizam esses dispositivos, a técnica da impedância eletromecânica (E/M) se destaca por sua simplicidade, pois, devido ao efeito piezelétrico, permite analisar as condições mecânicas da estrutura monitorada através da medição e análise da impedância elétrica do transdutor. O objetivo deste Projeto de Pesquisa é a análise e caracterização de transdutores piezelétricos, especialmente os de baixo custo. Embora a técnica da impedância E/M venha sendo estudada há algumas décadas, diversos problemas têm dificultado a sua aplicação com eficiência, entre eles a caracterização dos transdutores. A caracterização apropriada permite não apenas o correto dimensionamento dos transdutores para a máxima sensibilidade na detecção de dano, mas também aumenta a confiabilidade de todo o sistema, o que é imprescindível em estruturas críticas como, por exemplo, em aeronaves. Durante o projeto, vários transdutores serão analisados e comparados entre si experimentalmente e teoricamente através do desenvolvimento de modelos eletromecânicos apropriados.As atividades propostas aqui estão relacionadas com o Projeto de Pesquisa já aprovado pela FAPESP, Proc. 2012/10825-4, "Transdutores Piezelétricos Aplicados no Monitoramento de Integridade Estrutural: Dimensionamento e Compensação dos Efeitos da Temperatura".

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DARE DE ALMEIDA, VINICIUS AUGUSTO; BAPTISTA, FABRICIO GUIMARAES; DE AGUIAR, PAULO ROBERTO. Piezoelectric Transducers Assessed by the Pencil Lead Break for Impedance-Based Structural Health Monitoring. IEEE SENSORS JOURNAL, v. 15, n. 2, p. 693-702, FEB 2015. Citações Web of Science: 20.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Vinicius Augusto Dare de. Avaliação do método da quebra do gráfite para estimação da sensibilidade de transdutores piezelétricos utilizados na técnica da Impedância Eletromecânica. 2015. 52 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.