Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do estoque de carbono do solo devido à mudança de manejo do cultivo da cana de açúcar

Processo: 13/12600-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carlos Clemente Cerri
Beneficiário:Caio Fernandes Zani
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/24506-0 - Avaliação do estoque de carbono do solo em resposta à mudança de manejo do cultivo da cana de açúcar, BE.EP.MS

Resumo

Diante das crescentes preocupações ambientais e legais, diversas discussões tem tido como foco a produção agrícola associada à sustentabilidade e à qualidade ambiental. Dessa forma, commodities brasileiras, como o etanol, buscam uma produção sustentável para se adequar as exigências de mercado internacionais. Um parâmetro importante para avaliação da sustentabilidade é o cálculo do carbon footprint do produto. Assim, estudos das variações do estoque de carbono do solo no sistema de produção do etanol são imprescindíveis. Estudos quanto à mudança do uso da terra já estão sendo desenvolvidos, porém faltam informações quanto aos parâmetros que visam a mudança de manejo dentro do sistema de produção da cana de açúcar. O objetivo desta pesquisa será avaliar as variações do estoque de carbono do solo devido à mudança de manejo empregado no cultivo de cana de açúcar. Para isso, serão realizadas coletas de solo em áreas onde houve mudança de manejo considerando as dimensões verticais (profundidade) e temporais (tempo de cultivo). Será utilizado modelo matemático específico para matéria orgânica do solo envolvendo cenários atuais e futuros da cana de açúcar. Tais informações poderão ser utilizadas como subsídio para a decisão sobre políticas públicas que tratam do uso adequado da terra e as relações com o aquecimento global. As informações científicas obtidas nesta pesquisa serão incluídas no cálculo do carbon footprint da produção de etanol e seu uso como biocombustível.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANI, CAIO F.; BARNEZE, ARLETE S.; ROBERTSON, ANDY D.; KEITH, AIDAN M.; CERRI, CARLOS E. P.; MCNAMARA, NIALL P.; CERRI, CARLOS C. Vinasse application and cessation of burning in sugarcane management can have positive impact on soil carbon stocks. PeerJ, v. 6, AUG 7 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANI, Caio Fernandes. Avaliação do estoque de carbono do solo devido à mudança de manejo no sistema de produção da cana de açúcar. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.