Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito do Estresse por Submissão Social sobre o comportamento nociceptivo de camundongos e mecanismos neurobiológicos associados.

Processo: 13/09749-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Carlos Amilcar Parada
Beneficiário:Marco Oreste Finocchio Pagliusi Junior
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Fator neurotrófico derivado do encéfalo   Núcleo accumbens   Neurociências   Depressão   Nociceptividade

Resumo

Apesar da dor não figurar entre os sintomas da depressão, estudos epidemiológicosindicam uma estreita associação entre transtorno depressivo e dor crônica, o que éevidenciado pela constatação clínica de que pacientes com depressão apresentam altastaxas de prevalência de dor crônica e, vice-versa, pacientes acometidos por dor crônicatambém são frequentemente diagnosticados com transtorno depressivo. Diversascaracterísticas clínicas e biológicas são compartilhadas entre dor e depressão; e váriasestruturas neuroanatômicas, circuitos neurais e sistemas de neurotransmissoresapresentam alterações similares nestas duas condições. Em patologias crônicas,comumente se observa uma interação entre predisposição genética e eventos ambientaisdeterminando o seu desenvolvimento. Dentre os eventos ambientais, o estresse crônicoparece ser um fator crucial para o desenvolvimento da depressão. De fato, há evidênciasde que episódios de depressão ocorrem num contexto de alguma forma de estresse. Deacordo com isso, a maioria dos modelos experimentais indutores de comportamentodepressivo em animais utiliza alguma forma de estresse. Recentemente foi desenvolvidoo modelo de Estresse por Submissão Social Repetida, no qual camundongos sãoexpostos a um camundongo agressor de linhagem mais agressiva e robusta fisicamente;sofrendo breves períodos de agressão física seguidos de períodos mais longos decontato sensorial. Desta forma fica caracterizada uma relação de submissão social,tipicamente observada nas relações humanas. Os camundongos submissos desenvolvemuma série de alterações fisiológicas e comportamentais características da depressão;porém não há dados referentes à sensibilidade à dor em tais animais. O estresse crônicopode provocar alterações neuroplásticas em determinadas estruturas cerebrais tais comoo Sistema Dopaminérgico Mesolímbico (SDM) do qual fazem parte a Área TegmentalVentral (VTA) e o Núcleo Accumbens (NAc), que recebe projeções dopaminérigicas daVTA. Recentemente têm emergido evidências da participação do SDM na mediação deanormalidades comportamentais observadas tanto na dor crônica quanto na depressão,de forma que estas duas condições podem compartilhar semelhantes mecanismos deneuroplasticidade no SDM, envolvendo o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro e aneurotransmissão dopaminérgica. Assim, o presente trabalho tem como objetivoinvestigar o comportamento de resposta a estímulos nociceptivos de camundongossubmetidos ao modelo de Estresse por Submissão Social Repetida, quecomprovadamente produz comportamentos do tipo depressivo, bem como analisarpossíveis alterações neuroplásticas ao nível molecular no Núcleo Accumbens destesanimais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAGLIUSI JR, MARCO; BRANDAO, ARTHUR F.; ZANETTI, GABRIEL G.; BONET, IVAN J. M.; SARTORI, CESAR R.; VIEIRA, ANDRE S. Using the Parafilm-assisted Microdissection (PAM) Method to Sample Rodent Nucleus Accumbens. BIO-PROTOCOL, v. 10, n. 23 DEC 5 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Marco Oreste Finocchio Pagliusi. Estudo do efeito do estresse por subjugação social sobre o comportamento nociceptivo de camundongos e mecanismos neurobiológicos associados. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.