Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação soroepidemiológica de animais sentinelas para a Febre Maculosa Brasileira e correlação com a fragmentação vegetal na periferia sul da região metropolitana da Cidade de São Paulo

Processo: 12/25172-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Adriano Pinter dos Santos
Beneficiário:Claudia Araujo Scinachi
Instituição-sede: Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Febre maculosa   Amblyomma   Rickettsia rickettsii   Carrapatos

Resumo

A Febre Maculosa Brasileira é uma zoonose transmitida por vetores que tem como agente patogênico, bactérias da espécie Rickettsia rickettsii. Na Grande São Paulo o vetor incriminado na transmissão é o carrapato da espécie Amblyomma aureolatum, sendo que cães domésticos auxiliam na manutenção do ciclo da doença em áreas rurais, e regiões próximas a áreas de mata. Propõe-se avaliar os aspectos epidemiológicos da Febre Maculosa Brasileira, com análise da relação entre a presença de A. aureolatum e soroprevalência de R. rickettsii em cães em áreas fragmentadas da Grande São Paulo. A seleção das áreas para o estudo considera o padrão de fragmentação da floresta em áreas adjacentes a aglomeração de residências humanas, as análises serão feitas sobre características epidemiológicas e ecológicas que propiciem a ocorrência ou ausência da Febre Maculosa. Serão realizadas coletas de carrapatos em cães para posterior identificação de espécies e sorologia em cães para detecção de infecção prévia por R rickettsii. A presença de carrapatos da espécie A. aureolatum e positividade para presença de R. rickettsii é fator de risco para a ocorrência da Febre Maculosa uma vez que cães estão em constante contato com o homem que é hospedeiro susceptível à infecção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCINACHI, CLAUDIA A.; TAKEDA, GABRIELA A. C. G.; MUCCI, LUIS FILIPE; PINTER, ADRIANO. Association of the occurrence of Brazilian spotted fever and Atlantic rain forest fragmentation in the Sao Paulo metropolitan region, Brazil. Acta Tropica, v. 166, p. 225-233, FEB 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.