Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da cimetidina sobre a histoarquitetura de epidídimos de ratos

Processo: 13/04870-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Estela Sasso Cerri
Beneficiário:Fabiane de Santi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Morfometria   Cimetidina   Histoquímica

Resumo

A cimetidina é um antagonista H2 que inibe a secreção gástrica, sendo utilizado para o tratamento das úlceras duodenais e gástricas. Entretanto, alguns efeitos colaterais, foram observados em pacientes fazendo uso deste fármaco, tais como: diminuição da libido, impotência, desenvolvimento de ginecomastia e redução da contagem de espermatozóides. Considerando a ação anti-histaminérgica e antiandrogênica da cimetidina, bem como a escassa literatura referente ao efeito deste fármaco nos ductos do sistema genital masculino, foi proposto avaliar as alterações morfométricas e morfofuncionais, causadas por este fármaco, no epidídimo de ratos. Serão utilizados 10 ratos machos, os quais irão ser divididos em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). Os animais serão tratados durante 50 dias consecutivos, sendo que os do GE receberão injeções intraperitoneais de cimetidina (100mg/kg) e os animais do GC receberão solução fisiológica. Os epidídimos serão fixados e processados pra inclusão em historesina e parafina. Os cortes serão corados pelo método da Hematoxilina e Eosina e pelos métodos histoquímicos do PAS para análises morfométricas e morfológicas. O método do Picrosirius será realizado para análise do tecido fibroso (colágeno) sob luz polarizada. Serão realizadas as seguintes análises morfométricas: medidas dos diâmetros das secções do ducto epididimário e densidades de volume de Tecido intersticial (VvTI) e de ducto epididimário (VvDE). Os resultados obtidos serão submetidos à análise estatística. Reações imuno-histoquímicas serão realizadas para detecção da expressão de receptores de andrógenos (AR) e globulina ligante de hormônio esteróide (SHBG) no epitélio epididimário.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SANTI, FABIANE; BELTRAME, FLAVIA L.; HINTON, BARRY T.; CERRI, PAULO S.; SASSO-CERRI, ESTELA. Reduced levels of stromal sex hormone-binding globulin and androgen receptor dysfunction in the sperm storage region of the rat epididymis. Reproduction, v. 155, n. 6, p. 467-479, JUN 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.