Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro e in vivo de nanodispersões líquido-cristalinas para veiculação de siRNA-TRP-1 como alternativa para o tratamento tópico do vitiligo

Processo: 13/06559-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Beneficiário:Larissa Bueno Tofani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):RNA interferente pequeno   Nanotecnologia farmacêutica   Vitiligo   Nanotecnologia

Resumo

A terapia gênica com RNA de interferência (RNAi) como alternativa para o tratamento de diversas doenças vem sendo cada vez mais estudada e compreendida por diversos grupos de pesquisa em âmbito nacional e internacional. A interferência com RNAi é um processo intimamente relacionado com a expressão de genes, podendo ser utilizado não apenas para pesquisa gênomica funcional, mas também como uma valiosa ferramenta para o tratamento de doenças em que ocorra uma mutação ou superexpressão gênica. Diversos estudos tem demonstrados resultados promissores com a utilização desses RNAi para o tratamento de doenças cutâneas que envolvem a superexpressão ou desregulação de genes. No entanto, o desafio encontra-se no desenvolvimento de um sistema de veiculação seguro e eficaz capaz de viabilizar a utilização de siRNAs para o tratamento de doenças. O vitiligo é uma doença autoimune de pele caracterizada pela perda progressiva das células responsáveis pela síntese do pigmento melanina (melanócitos), com a destruição dos melanócitos pelos autoanticorpos do paciente. Um alvo terapêutico para uma terapia gênica de silenciamento pode ser a TRP-1 (proteína relacionada à tirosinase 1) uma vez que esta é expressa na membrana de melanócitos como alvo para sua destruição, condição esta apresentada no vitiligo. Neste sentido, o presente projeto, visa a avaliação in vivo e in vitro de nanodispersões líquido-cristalinas com siRNAi-TRP-1 específico para o tratamento tópico do vitiligo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOFANI, LARISSA BUENO; DEPIERI, LIVIA VIEIRA; CAMPOS, PATRICIA MAZUREKI; RIUL, THALITA BACHELLI; ANTONIETTO, KAMILLA SWIECH; DE ABREU FANTINI, MARCIA CARVALHO; LOPES BADRA BENTLEY, MARIA VITORIA. In Vitro TyRP-1 Knockdown Based on siRNA Carried by Liquid Crystalline Nanodispersions: an Alternative Approach for Topical Treatment of Vitiligo. PHARMACEUTICAL RESEARCH, v. 35, n. 5 MAY 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOFANI, Larissa Bueno. Avaliação in vitro e in vivo de nanodispersões líquido cristalinas para veiculação de siRNA-TRP-1 para o tratamento tópico do vitiligo. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.