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Ensino fundamental municipal em Martinopólis/sp: analisando um caso de desapostilamento

Processo: 13/15492-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Silvio Cesar Nunes Militão
Beneficiário:Ana Paula Mendes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Administração da educação   Ensino fundamental   Pesquisa bibliográfica   Professores   Entrevista   Análise de conteúdo   Análise documentária   Martinópolis (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desapostilamento | Ensino Fundamental | municipalização | rede municipal | sistema apostilado de ensino | Política Educacional

Resumo

A adoção de sistemas apostilados de ensino privados pelas administrações municipais configura-se como uma crescente tendência no âmbito do estado de São Paulo, notadamente a partir de meados dos anos 2000, fortemente impulsionada pelo contemporâneo processo de municipalização do ensino fundamental, vem sendo objeto de estudo em algumas frentes de pesquisa. No bojo de tal tendência, um novo fenômeno parece emergir, qual seja o do chamado "desapostilamento", cujas razões e desdobramentos ainda estão por receber análise mais acurada. Considerando o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo precípuo analisar o recente fenômeno do "desapostilamento" da rede pública municipal de ensino fundamental de Martinópolis, a fim de desvelar sua(s) razão(ões) e seus desdobramentos, a partir da visão dos próprios professores. Para tanto, a investigação em tela - de natureza qualitativa - se valerá dos seguintes procedimentos metodológicos para coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista do tipo semiestruturada com dez professores municipais de ensino fundamental, sendo dois de cada uma das cinco escolas existentes no município, os quais serão aleatoriamente escolhidos. A análise final dos dados reunidos será feita à luz do referencial teórico norteador da pesquisa e mediante análise de conteúdo. (AU)

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