Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da complexação de monoterpenos em ciclodextrina: preparação, caracterização química, desenvolvimento tecnológico e avaliação biológica.

Processo: 13/08696-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Marcos José Salvador
Beneficiário:Gabriel Primini Feltran
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Monoterpenos   Encapsulação   Anti-infecciosos   Ciclodextrinas

Resumo

Os monoterpenos são uma importante classe de produtos naturais com odor e sabor intenso e que contem muitas moléculas que apresentam atividade biológica, incluindo antimicrobiana, e aplicações na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia. Entretanto, são substâncias lipofílicas, voláteis e apresentam certa instabilidade química. Ciclodextrinas (CDs) são carreadores macrocíclicos, capazes de complexar, aumentar a solubilidade em água e estabilizar um largo espectro de substâncias e que, atualmente, têm sido objeto de pesquisas e de desenvolvimento de novos produtos pela indústria farmacêutica. Assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo comparativo da complexação individual dos monoterpenos beta mirceno, citral, limoneno e 1,8-cineol em beta-ciclodextrina (B-CD) e hidroxipropil-beta-ciclodextrina (HP-B-CD), procedendo a preparação, a caracterização físico-química e avaliação biológica in vitro das formulações monoterpeno-ciclodextrina. Ainda proceder-se-á a elaboração de enxaguatório bucal contendo como ativo o monoterpeno mais promissor quanto à bioatividade sozinho e encapsulado em CD e avaliar-se-á o efeito da formulação e amostras controles frente ao crescimento e à aderência de Streptococcus mutans (ATCC25175) em superfície sólida de esmalte dentário e bengala de vidro estéril e na formação do biofilme bacteriano in vitro.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FELTRAN, Gabriel Primini. Estudo comparativo da complexação de monoterpenos em ciclodextrina : preparação, caracterização química, desenvolvimento tecnológico e avaliação biológica. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.