Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos bioquímicos e estruturais da enzima Selenofosfato Sintetase de Naegleria gruberi

Processo: 13/15935-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Otavio Henrique Thiemann
Beneficiário:Natália Karla Bellini
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57910-0 - Instituto Nacional de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas - INBEQMeDI, AP.TEM
Assunto(s):Tradução   Naegleria

Resumo

Tem sido interesse de diversos grupos de pesquisa o estudo dos processos de tradução do código genético em proteínas que envolvam a via de síntese dos aminoácidos Pirrolisina e Selenocisteína. Sabendo que selenocisteína representa a principal forma biológica de selênio, que é um micronutriente essencial, e possui vias de síntese específicas para bactérias, arqueas e eucariotos, fazem-se necessários estudos que avaliem sua particular consequência evolutiva e potencial uso prático. Na busca pela elucidação das informações biológicas, químicas e estruturais do 21º aminoácido selenocisteína (Sec, U), configura-se como interesse da pesquisa a compreensão da presente via de síntese e incorporação em Naegleria gruberi. Recentemente a presença da via de biossíntese e incorporação de selenocisteínas em N. gruberi foi descrita, e dentre os genes identificados destaca-se a presença de Selenofosfato Sintetase (SPS) tem papel central na via. Envolvida na catálise da conversão de seleneto e adenosina 5´-trifosfato (ATP) em selenofosfato, necessário à síntese de Selenocisteína, juntamente com ortofosfato e adenosina 5´-monofosfato (AMP). A SPS de N. gruberi apresenta dois domínios distintos: o domínio C-terminal, que possui alta identidade com SPSs de bactérias e o domínio N-terminal, similar a metiltransferases de procariotos. Considerando as relações evolutivas com demais eucariotos basais e procariotos, este projeto busca estudar cada domínio separadamente quanto sua estrutura atômica ao papel fisiológico no organismo. Serão realizados ensaios imunoquímicos, caracterizações biofísicas através de eletroforese em gel nativo e espalhamento de Raio-X a Baixos Ângulos (SAXS) além do rastreamento das condições de cristalização por meio de ensaios cristalográficos. Somados, estes experimentos poderão contribuir para o entendimento da via de biossíntese de selenocisteína em eucariotos basais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELLINI, Natália Karla. Estudo celular, bioquímico e biofísico da enzima selenofosfato sintetase de Naegleria gruberi. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.