Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sensores voltamétricos contendo sílica mesoporosa modificados com Nanopartículas de Au e compostos nitro heterocíclicos com atividade antichagásica - aplicações bioeletroquímicas

Processo: 13/16960-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Silvia Helena Pires Serrano
Beneficiário:Iranaldo Santos da Silva
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Eletrodos quimicamente modificados   Nitrocompostos   Voltametria

Resumo

As doenças consideradas como negligenciáveis (Chagas, Leishmaniose, Malária) ainda representam nos dias atuais um grande problema de saúde pública. Para a doença de chagas tem se comprovado que a atividade biológica dos compostos antichagásicos está estreitamente relacionada à ação de radicais livres, formados a partir da redução monoeletrônica de compostos nitro-heterocíclicos. O comportamento eletroquímico de três novos compostos, com propriedades antichagásicas comprovadas, será estudado utilizando técnicas voltamétricas (voltametria cíclica, pulso diferencial e de onda quadrada). Como eletrodos de trabalho serão utilizados: o eletrodo carbono vítreo, (ECV), para o estudo dos fármacos em solução (meio aprótico e misto); o eletrodo de pasta de carbono (EPC) previamente modificado por incorporação dos nitrocompostos (insolúveis em água) na composição da pasta (utilização da voltametria de estado sólido). Os eletrodos de carbono vítreo e pasta de carbono serão ainda modificados com sílica mesoporosa FDU-12, contendo lignina e nanopartículas ouro. A partir destes estudos e dos potenciais de redução experimentalmente determinados, as correlações entre a atividade antichagásica destes compostos e suas respectivas atividades biológicas serão avaliadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, ANA PAULA M.; DOS SANTOS PEREIRA, LAISE N.; DA SILVA, IRANALDO SANTOS; TANAKA, SONIA M. C. N.; TANAKA, AURO A.; ANGNES, LUCIO. Determination of alpha-Lipoic acid on a Pyrolytic Graphite Electrode Modified with Cobalt Phthalocyanine. Electroanalysis, v. 26, n. 10, p. 2138-2144, OCT 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.